Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019 às 15:30:00
Acolhidos da Casa de Passagem Estadual assistem palestra sobre ISTs com Dr. Almir Santana

Uma ação de conscientização e promoção da saúde foi realizada na Casa de Passagem Estadual, mantida pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit), nesta quarta-feira (21). Acolhidos e funcionários da casa puderam assistir à palestra ministrada pelo médico e coordenador do Programa Estadual IST/Aids, Dr. Almir Santana, sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST) e a importância do uso do preservativos. A Casa se destina ao abrigamento temporário de pessoas socialmente vulneráveis, em situação de rua ou em trânsito para outras localidades.

Agradecendo ao convite feito pela direção da Casa de Passagem, o Dr. Almir Santana destacou a importância de levar esse tipo de informação para todos os públicos. “É fundamental a gente conseguir chegar ao público que tem maior vulnerabilidade. É essencial, então, ter essa conversa direta com eles, trazer a oportunidade deles tirarem dúvidas. Existe uma informação errada sobre o HIV, que faz as pessoas pensarem que os sintomas são aparentes; mas nem sempre os sintomas aparecem e, por isso, há pessoas que nem sabem que são soropositivas”, alertou.

Segundo a coordenadora da Casa de Passagem, Jainne Oliveira, o convite feito a Dr. Almir teve por objetivo fazer com que os assistidos tivessem acesso às informações sobre cuidado e prevenção na área da saúde. “Nós temos a unidade de referência e, geralmente, às sextas-feiras temos o nosso momento. Como nós acolhemos pessoas praticamente todos os dias, todas as sextas-feiras a nossa unidade, em articulação com a rede de saúde, oferta os serviços de acordo com a necessidade apresentada pelos usuários vinculados à Casa. A vinda de Dr. Almir para cá é um reforço, tanto para os usuários quanto para os profissionais, porque aqui, nossa dinâmica é trabalhar com os usuários e com os profissionais na perspectiva da prevenção e da sensibilização de todos”, disse.

A funcionária da Casa de Passagem, Daniela Soares, disse que achou a palestra interessante, sobretudo porque envolveu assuntos que não eram do seu conhecimento. “É muito bom adquirir mais conhecimento e, como eu trabalho na Casa de Passagem, vou poder passar para os assistidos tudo que aprendi hoje. Dr. Almir tem uma didática muito boa e soube passar para nós, com linguagem simples, o risco a que todos nós estamos sujeitos”, pontuou.

Wellington dos Santos é um dos acolhidos da casa que assistiram à palestra e parabenizaram à equipe da Casa de Passagem pela realização da atividade. “Gostei muito da palestra, mesmo já sabendo da algumas dessas informações, é sempre bom relembrar e poder repassar para outras pessoas que não tiveram a oportunidade de estar. A Casa de Passagem é uma benção na minha vida”, concluiu.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019 às 15:30:00