Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2021 às 08:45:00
Sergipe será primeiro estado do Nordeste a receber o projeto Transforma, do COB
Projeto do Comitê Olímpico do Brasil levará a temática olímpica para o ambiente escolar, proporcionando a interação entre todas as disciplinas, com ênfase nos Valores Olímpicos

Na quinta-feira(11), a vice-governadora Eliane Aquino e a superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, se reuniram com o gerente executivo de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, Kenji Saito, para tratarem da execução do projeto Transforma no estado de Sergipe. O programa prevê a promoção dos valores olímpicos e o estímulo à formação integral do ser humano no ambiente escolar. Para isso, serão ofertadas formações gratuitas a profissionais de Educação que atuam com crianças, adolescentes e jovens do ensino fundamental e médio. Sergipe será o primeiro estado do Nordeste a receber a iniciativa, que será implementada previamente à realização dos Jogos da Juventude, que ocorrerão entre os dias 16 de novembro e 01 de dezembro deste ano.

“Acredito que a junção do esporte e da arte com a educação tem um poder de transformação social muito forte. Sem dúvida, a realização do projeto Transforma em nosso estado impactará positivamente não apenas a vida dos professores e demais profissionais da Educação que tiverem acesso direto às formações, mas, sobretudo, os alunos e suas famílias. Por isso, sem dúvida alguma, o Governo de Sergipe tem todo o interesse em construirmos mais uma parceria exitosa e que poderá continuar gerando bons frutos mesmo após o término do projeto”, destacou Eliane Aquino, que aproveitou a oportunidade para solicitar ao COB que sejam construídas ações de continuidade e sustentabilidade junto ao público sergipano mesmo após a finalização do projeto.

A expectativa da vice-governadora dialoga com o escopo do projeto, que busca trabalhar a transformação não apenas no nível pessoal, mas também coletivo, estimulando a reflexão e a ação de toda a comunidade escolar por meio de novas formas de ensinar valores e estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes para a educação integral. Dentro do Transforma, serão realizados dois cursos: “Valores Olímpicos para a Vida”, disponível para todos os professores, e “Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos”, voltado aos professores de Educação Física.

“Temos um potencial para atingirmos cerca de 700 profissionais de Educação em Sergipe durante este ano. O Transforma é o programa do COB de promoção dos valores olímpicos, e que também faz parte das ações complementares dos Jogos da Juventude. Estamos muito felizes com a oportunidade de levar a temática olímpica por meio de ações e cursos para o estado de Sergipe”, pontuou o gerente executivo de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, Kenji Saito, que durante a reunião também fez uma apresentação contextualizando todas as atividades ligadas à realização dos Jogos da Juventude e que impactam positivamente toda a comunidade que os recebe.

A expectativa da superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, é que o projeto consiga abranger o maior número possível de municípios. “Através de uma metodologia que envolve valores olímpicos como respeito, amizade, solidariedade e espírito de equipe, podemos estimular não apenas a formação dos professores, mas também que os alunos ampliem seu rendimento escolar. A idéia é que possamos trabalhar ao longo de todo este ano e já em novembro, durante os Jogos da Juventude, possamos colher bons frutos da iniciativa”. Mariana ressaltou ainda que essa articulação com o COB só foi possível porque Sergipe foi escolhido para sediar os Jogos da Juventude. “Através de um evento esportivo nacional de cunho de competitivo existirão ações complementares tão importantes quanto, como o projeto Transforma, que vão impactar um público mais abrangente e não apenas os alunos que possuem um alto rendimento em alguma modalidade esportiva”.

A reunião contou ainda com a participação de Joana Barcelos e Mariana Ribeiro, ambas da área de Cultura e Valores Olímpicos do COB, além da equipe da Vice-Governadoria e da Superintência Especial de Esportes de Sergipe.

/ Notícias / governo

Sergipe será primeiro estado do Nordeste a receber o projeto Transforma, do COB