Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 17:30:00
Sergipe é o primeiro do Nordeste em investimentos com recursos próprios na saúde
Recursos foram aplicados diretamente em ações e serviços públicos de saúde, como medicamentos, material médico hospitalar e melhoria nas unidades

O governador Belivaldo Chagas tem dedicado especial atenção à saúde da população sergipana. Uma série histórica, que compreende o período de 2015 a 2021, elaborada pela Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir de dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), atesta que Sergipe é o Estado do Nordeste que tem aplicado maior volume de investimento per capita, com recursos próprios, na saúde pública. Em 2021, o investimento por usuário foi de R$ 572,58, valor que colocou o estado no topo do ranking nordestino.

Os dados evidenciam que Sergipe está à frente de estados economicamente mais fortes, como Bahia, Pernambuco e Ceará. A série histórica mostra que Sergipe ocupa a primeira posição em quase todos os anos, com exceção de 2020, quando ocupou a segunda posição do ranking de investimento per capita na saúde, quando investiu R$390,86. O levantamento também revela que o volume de investimento foi crescente ano a ano. Em 2015, o volume per capita aplicado foi de R$ 317,87, pulando para R$ 358,92 em 2018 e chegando a R$ 572,58 em 2021.

A média acumulada no período de 2015 a 2021 foi de R$ 386,03, o que deixa Sergipe na liderança absoluta em investimento per capita na saúde pública com recursos próprios, como salientou o diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Davi Fraga. ”O Estado de Sergipe vem investindo além do exigido constitucionalmente, mesmo no cenário adverso, onde a pandemia trouxe vários desafios econômicos e mercadológicos, em cenário de queda de receita e retração da oferta de insumos, tivemos a oportunidade de melhorar os serviços ofertados na rede estadual, e superar o período da emergência em saúde pública que desafiou todo o sistema de saúde no mundo”, assinalou.

De acordo com a secretária Mércia Feitosa, os recursos foram aplicados diretamente em ações e serviços públicos de saúde, como medicamentos, material médico hospitalar, melhoria na ambiência das unidades de assistências, dentre outros. “A missão dada expressamente por nosso governador Belivaldo Chagas foi a de que não medíssemos esforços para buscar sempre a melhoria do atendimento à população. Ampliamos a rede assistencial nos últimos anos, disponibilizando novas portas de atendimento, como o CER IV e Hospital da Criança, demonstra o total compromisso do governo com a saúde dos sergipanos”, declarou a secretária.

/ Notícias / governo

Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 17:30:00