Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2007 às 08:50:00
Presidente Lula elogia execução do PAR em Aracaju
Em recente reunião para tratar de medidas na área de infra-estrutura, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se referir ao modelo habitacional implantado em Aracaju, por Marcelo Déda, como a referência a ser seguida para os programas do Governo Federal. O assunto foi, inclusive, tema de matéria veiculada na edição do jornal Folha de São Paulo desta quinta feira, 4.

"A gente tem que fazer como em Sergipe. Aquilo sim, lá de Aracaju, é uma idéia de gênio", diz o texto da matéria, relatando uma declaração do presidente a respeito dos resultados do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), implementado através de parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Aracaju que, para baratear o valor final dos imóveis arrendados, abre mão dos tributos, perfazendo um valor final bem mais acessível.

A matéria ainda relata as boas impressões declaradas pelo presidente Lula, relembrando sua visita durante a inauguração do residencial Sérgio Vieira de Mello, o maior do PAR no Brasil, com 500 habitações, em março do ano passado. "Quero dizer para vocês da imensa alegria de poder visitar um conjunto habitacional como este e ver a qualidade da área livre que vocês vão ter para transitar aqui com a família de vocês, lugar para os filhos de vocês brincarem. Eu estou dizendo isso porque eu entrei numa casa", transcreve o texto da matéria, relatando as impressões do presidente à época.

A partir dessas impressões, o presidente determinou, segundo a matéria do jornal paulista, que, a exemplo do que ocorre com os imóveis do PAR em Aracaju, que possuem área aproximada de 50 metros quadrados, nenhum novo projeto implementado pelo Ministério das Cidades tenha tamanho inferior a 40m².

EMPENHO

A política habitacional foi uma das ações pioneiras implementadas pelo então prefeito, hoje governador, Marcelo Déda. "Este é um desafio que vou enfrentar. O desafio de oferecer moradias dignas a uma camada da população que não tem acesso a outros programas habitacionais, minimizando o déficit habitacional existente na capital", afirmara o então prefeito, no início de sua primeira gestão.

Desde 2001, já foram entregues 5.762 residências na capital e, até março de 2007, alcança-se a cifra de 6.322 habitações entregues a famílias aracajuanas, num investimento de aproximadamente R$ 133 milhões na economia local. Isto proporcionou, segundo dados da Fundação Municipal do Trabalho, a geração de mais de 9.500 empregos diretos.

Estes resultados colocam Aracaju como a cidade com melhor desempenho nacional neste programa habitacional, com o maior número de unidades entregues proporcionalmente, em relação ao número de habitantes.

Clique aqui para ver as fotos.
/ Notícias / governo

Presidente Lula elogia execução do PAR em Aracaju
Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2007 às 08:50:00

EMPENHO

Clique aqui para ver as fotos.