Terça-Feira, 09 de Janeiro de 2007 às 02:41:00
Marcelo Déda participa da posse de Antônio Samarone na SMTT
Durante a solenidade, governador disse que aproximação com SMTT será essencial para resolver problemas de trânsito da Grande Aracaju.

Fotos: Márcio Dantas/ASNO governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou, na manhã desta terça-feira, 9, da solenidade de posse do novo diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Antônio Samarone. O novo superintendente foi empossado pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira. A cerimônia foi realizada no auditório da SMTT e marcou a transmissão do cargo que antes era ocupado pelo atual secretário de Estado dos Transportes e Assuntos Metropolitanos, Bosco Mendonça, que esteve à frente da SMTT durante os cinco anos da administração de Marcelo Déda como prefeito de Aracaju e nestes nove primeiros meses do atual prefeito.

Na visita à SMTT, o governador ressaltou a importância das parcerias entre Estado e municípios para oferecer, a partir de agora, planejamento e melhoria na qualidade do transporte em Sergipe. "Precisamos da união do Governo do Estado e dos municípios para implementar uma nova política de transporte público integrado. A aproximação da SMTT com a administração estadual será essencial para resolver os problemas de trânsito da Grande Aracaju", afirmou Déda.

O prefeito Edvaldo Nogueira fez uma retrospectiva dos avanços conseguidos no transporte da capital durante a gestão de Marcelo Déda. "A administração de Déda foi um marco no sistema de transporte da capital. Construímos novos terminais, revitalizamos ciclovias, organizamos o trânsito. Os desafios ainda são muito grandes, mas estaremos em sintonia com o novo momento do Estado para melhorar nosso transporte público", disse.

No discurso de despedida, Bosco Mendonça fez um balanço da sua gestão e disse como pretende planejar o transporte público do Estado. "É preciso pensar o transporte da cidade conjuntamente e ter uma visão mais ampliada da questão. Atualmente, 80% do espaço público é ocupado por veículos. Precisamos mudar isso, aumentar a acessibilidade do cidadão às calçadas e, principalmente, ao transporte público", afirmou. Bosco Mendonça foi responsável pela implantação do sistema integrado de transporte em Aracaju, na primeira vez em que esteve na direção da SMTT, em meados da década de 80.

Estiveram presentes à solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sérgio Góes, o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, José Franco, além de funcionários da SMTT, vereadores, deputados, secretários municipais e estaduais. Também participaram da solenidade os ex-prefeitos Viana de Assis e Cleovansóstenes Aguiar.

/ Notícias / governo

Marcelo Déda participa da posse de Antônio Samarone na SMTT