Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 às 23:19:00
Jackson destaca importância da Praça Camerino durante reinauguração
Obra foi realizada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o IPHAN e financiada com recursos do PAC Cidades Históricas

Um importante espaço público da capital sergipana foi devolvido à população na noite desta quinta-feira, 27, após passar por um período de restauração. O governador Jackson Barreto participou da inauguração da reforma da Praça Francisco Camerino, obra realizada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional Iphan, com recursos do PAC Cidades Históricas do Governo Federal.

Na ocasião, Jackson Barreto e o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, opuseram uma coroa de flores no monumento a Silvio Romero existente no local, assinalando o centenário da morte do intelectual natural de Lagarto. A administração municipal anunciou também que, dentro de dois meses, será inaugurada na praça uma escultura de Francisco Camerino, executada por Oto Dumovich, homenageando o sergipano.

“A Praça Camerino ficou muito bonita na sua restauração. É outra praça, mais uma opção para os aracajuanos. E eu fico feliz porque graças ao PAC das cidades históricas a Prefeitura teve condições de transformar em realidade um sonho dos moradores da região. Na verdade, a praça Camerino estava praticamente destruída e é um resgate, porque essa praça tem um casamento perfeito com a história de Aracaju, inclusive localizada numa região  por onde passavam praticamente todos os estudantes das escolas superiores antes da fundação da universidade. Faculdades de Filosofia, de Economia, de Direito, do Atheneu Sergipense, essa praça tem a marca dos estudantes e da sociedade aracajuana”, destacou o governador.

O ato de entrega contou com a presença de diversas autoridades e de uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar), composta por estudantes da Rede Municipal de Ensino, sob regência do maestro Ion Bressan. Um dos integrantes do grupo, o garoto Felipe Maciel, 13 anos, do bairro Jardim Centenário, fez questão de conversar com o governador. “Vim pedi um autógrafo ao governador, que vou guardar e mostrar para minha avó”, disse.

O prefeito João Alves ressaltou a questão da segurança, informando que na Praça Camerino será posto em prática o projeto Praça mais Segura da Guarda Municipal. "Quero melhorar ainda mais a qualidade de vida do cidadão aracajuano. Essa Praça é do povo e quero que volte a ser frequentada pelas famílias e pelos estudantes, que eram maioria. Para isso, a Guarda Municipal está presente durante todo o dia preservando o bem mais precioso que temos, o povo. Não podemos permitir que a os malfeitores tomem conta desses espaços públicos como estava acontecendo", informou o prefeito.

A superintendente do Iphan em Sergipe, Terezinha Oliva, falou da grande satisfação em realizar a primeira obra do Instituto em parceria com a Prefeitura de Aracaju. "Essa praça foi beneficiada com o projeto PAC 2 que ainda beneficiará outros locais como o Sistema Ferroviário de Aracaju e o Centro Histórico. Estamos muito felizes em estar realizando essa parceria com a Prefeitura", informou.

Francisco Camerino

Um verdadeiro herói sergipano, nascido em Estância em 1841, teve uma vida marcante. Foi voluntário combatente na Guerra do Paraguai, integrando o segundo corpo do exército imperial sob o comando do general Manuel Marques de Souza. Ferido em batalha, perdeu os dois braços e enquanto era submetido a cirurgia, sem ser anestesiado, recitava estrofe do poeta português Tomás Ribeiro: “Ou morre o homem na lida, feliz coberto de glória, ou surge um homem com vida, mostrando em cada ferida o hino de uma vitória”.

/ Notícias / governo

Jackson destaca importância da Praça Camerino durante reinauguração