Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 às 15:00:00
Governo instala comitê para planejar Sergipe 2050

O governador Belivaldo Chagas, ao lado da vice-governadora Eliane Aquino, deu início à instalação do Comitê Gestor da Iniciativa Sergipe 2050, nesta segunda-feira (17). A reunião foi realizada no Palácio dos Despachos. A ideia é que, através de um trabalho integrado e participativo entre as frentes governamental e da iniciativa privada, seja possível aprimorar uma série de políticas para o desenvolvimento local.

O governador destacou que a Instalação do Comitê é a base para a formatação de um documento que estabelecerá as metas que deverão se somar ao planejamento estratégico do governo para 2022 e projetar o que se pensa para Sergipe em 2050. “Para que seja uma ação de continuidade para os demais governos, com o objetivo de ter uma maior segurança para o desenvolvimento futuro do estado, claro que por etapa. A proposta é sentar com os diversos setores da sociedade para que, efetivamente, a gente tenha um documento que possa ser colocado em prática. Temos um planejamento estratégico que vai até 2022, que já está sendo colocado em prática. Mas, paralelo a ele, é preciso que a gente tenha um planejamento para o médio e longo prazo. E, é por isso, que nós estamos pensando no Sergipe 2050, envolvendo esses setores da sociedade que têm muito a contribuir pois eles também vivem o dia a dia com a sociedade sergipana. O foco é fazer uma política de Estado e não uma política de momento”.

Na solenidade, a equipe da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), da Secretaria de Estado Geral de Governo, apresentou a metodologia de trabalho do plano Sergipe 2050. O processo de diálogo estará apoiado em dois pilares: o primeiro é o pilar da governança, concretizado pela recomposição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, suas câmaras setoriais e territoriais e sua Secretaria Executiva.  O segundo é o pilar da construção de uma plataforma virtual capaz de sistematizar o conhecimento e disseminar as diretrizes do nosso desenvolvimento entre todos os atores.

Segundo o coordenador do Sergipe 2050, Guilherme Rebouças, há todo um trabalho de construção de cenários, de diretrizes e de ações a ser desenvolvido, como também, de produção e sistematização do conhecimento sobre o desenvolvimento do estado. O que confere uma nova perspectiva para o documento a ser elaborado. “O que hoje a gente celebra é o compromisso multi-institucional de trabalharmos juntos e desenvolvermos uma proposta de desenvolvimento para Sergipe, com uma base participativa e transparente. E isso responde à demanda do governador Belivaldo Chagas de trazer a sociedade, os empresários e diversos setores para buscar soluções conjuntas, para que cada parte possa assumir suas responsabilidades e, assim, caminharmos juntos para um futuro comum. Hoje é o primeiro passa para essa caminhada. O mais importante é que a gente tenha uma sistemática de discussão e de pactuarão dessa agenda comum e que isso seja perpetuado por vários anos”, colocou Rebouças, que acrescentou ainda que o lançamento oficial da iniciativa deverá ocorrer em breve.

Representando a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Rodrigo Rocha também destacou a força da iniciativa como uma ação perene. “É uma ação que foge da lógica de olhar apenas para um governo e olhar para o estado. Assim se pensa no futuro. Se deixarmos o futuro solto, como uma folha ao vento, não há como saber se vamos construir bons caminhos”.

O superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes (mantenedor da Universidade Tiradentes/SE), professor Temisson José dos Santos, explicou que as universidades poderão contribuir muito para o desenvolvimento do Estado, ao passo que os alunos se beneficiarão com essa oportunidade. “Estou muito feliz por estar aqui nesse lançamento. É um projeto que é uma aula de gestão, de governança de alto nível, que integra setores, que compartilha potencialidades. É também uma oportunidade gigantesca para nossos alunos de graduação, que terão um enorme elenco de ecossistemas, capaz de oferecer para eles uma aprendizagem significativa. Aprender com base em algo palpável, real, é muito importante para formação”.

Conselho Gestor do Sergipe 2050

O que é o Conselho Gestor do Sergipe 2050 é uma instância consultiva com o intuito de auxiliar a Secretaria Executiva na implantação da Iniciativa Sergipe 2050. Inicialmente, será formada pelo Governo, Sebrae-SE, Fies, Fecomércio, UFS, Unit, Instituto Banese e IPTI.

Na solenidade, foi assinado Protocolo de Intenções para estabelecer condições de cooperação entre os partícipes, visando a promoção de atividade de pesquisa, extensão, bem como de apoio a eventos no âmbito da iniciativa Sergipe 2050.

De acordo com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, a colaboração da academia e do setor produtivo é primordial para fortalecer o desenvolvimento do estado. “Precisamos buscar indicadores para tomada de decisão. Que a universidade possa constituir sua base da construção do saber, através dos problemas que temos que enfrentar em Sergipe. O setor produtivo é fundamental que tenhamos fazendo e construindo um saber para todo o seguimento. Que construamos um saber para todo o seguimento. Que o conhecimento possa estar integrado ao desenvolvimento de Sergipe”, defendeu.

/ Notícias / governo

Governo instala comitê para planejar Sergipe 2050