Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2022 às 12:30:00
Governo inicia distribuição de 201 mil materiais esportivos e autoriza impressão de 133 mil livros
Investimento superior a R$ 17 milhões visa incentivar esporte nas escolas, além de ampliar a leitura de produções assinadas por estudantes e professores da rede pública

Com o objetivo de fomentar o esporte nas escolas, o governador Belivaldo Chagas iniciou nesta quinta-feira (17) a distribuição de 201 mil materiais esportivos a todas as 322 escolas estaduais. Na oportunidade, o governador também autorizou a impressão de 133 mil exemplares de livros produzidos por estudantes e professores da rede pública, por meio da Editora Seduc.

Somente na distribuição dos equipamentos esportivos, o investimento do Governo de Sergipe chega a R$ 17 milhões. Além de impulsionar a atividade esportiva nas escolas, a ação busca trazer subsídios para as aulas práticas de Educação Física em todas as etapas de ensino. Os primeiros kits serão entregues às escolas estaduais localizadas no Agreste Central sergipano, e a lista de materiais inclui colchonetes, bolas de diversas modalidades, cones, bolsas, cordas, raquetes, tacos e tabuleiros, entre outros itens.

Para o governador Belivaldo Chagas, a medida é mais um incentivo do Governo de Sergipe aos estudantes sergipanos. “São cerca de R$ 90 milhões investidos em reforma, ampliação e construção desses espaços voltados à área da educação. São quadras que foram construídas e reformadas, além de ginásios de esportes, no estado como um todo. Para a entrega desse material, foram disponibilizados cerca de R$ 17 milhões para 322 escolas só neste evento aqui de hoje. Graças a Deus, está dando certo, e espero que continue dando certo, principalmente para os nossos alunos. Afinal de contas, é de extrema importância que o professor saiba que o aluno está feliz e satisfeito", salientou.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Josué Modesto dos Passos Subrinho, as ações se somam a iniciativas anteriores que tiveram como objetivo o incremento da infraestrutura esportiva nas unidades da rede pública. De 2018 a 2022, foram reformadas e construídas quadras esportivas de 64 escolas estaduais, com investimento superior a R$ 40,5 milhões. Também foram investidos R$ 50.844.698,15 em reformas e melhorias de praças esportivas.

“Este ato é um incentivo ao estudante e ao docente, para despertar talentos. A educação como política de estado é o nosso desafio. É o que queremos fazer e é para isso que existimos. Só posso agradecer a essa equipe maravilhosa, porque ninguém faz nada sozinho, e à clareza do governador, que se antecipou em muitas das estratégias nacionais para uma educação com qualidade e equidade. Muito obrigado pelo privilégio de testemunhar um momento histórico e de inflexão da educação pública brasileira”, destacou o secretário da Seduc.

Na visão dos estudantes beneficiados com os kits esportivos, a medida significa um grande estímulo ao esporte e educação. É o que garante Alice Mota, de 16 anos, que é estudante do 2° ano do Ensino Médio no Centro de Excelência Professor João Costa e praticante de handebol. "O recebimento desses kits é uma oportunidade muito grande, sobretudo pela dificuldade para conseguir esse material para treinar. Então, é muito importante termos esse incentivo do governo. Vai ajudar bastante e até incentivar nos estudos, já que quem treina também estuda. Esse material vai dar um gás no nosso treinamento, para que a gente chegue mais forte próximo ano nas competições, tanto estaduais como nacionais”, afirmou.

Livros

Durante a cerimônia, foi autorizada a impressão de aproximadamente 133 mil exemplares das 102 obras produzidas, majoritariamente, por estudantes e professores das redes públicas estadual e municipais do território sergipano. Cada título deverá ter tiragem de 1.312 unidades, que serão distribuídas às bibliotecas escolares da rede estadual de ensino e demais instituições públicas de gestão da informação. Serão impressos, ainda, o Álbum Atheneu Sergipense e a quarta edição da revista Educa.

Para Isaac Matheus Ramos Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Excelência Barão de Mauá, a nova leva de livros impressos pela Editora Seduc terá relevância especial. O aluno é autor do livro 'Meus versos indignos de quaisquer coisas', que integra o conjunto dos títulos a serem impressos. "Eu estou muito feliz. Eu escrevia, mas não tinha perspectiva alguma de lançamento. Então, vai ser uma oportunidade de as pessoas conhecerem meu trabalho. Essa publicação representa um marco na minha carreira profissional”, relatou.

/ Notícias / governo

Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2022 às 12:30:00