Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2022 às 15:15:00
Governo do Estado prestigia o XLVII Encontro Cultural de Laranjeiras

Representando o governo de Sergipe, a vice-governadora Eliane Aquino compareceu à solenidade de abertura oficial do XLVII Encontro Cultural de Laranjeiras. Com o tema “Culturas Populares: Os Caminhos dos Estudos no Século XXI”, a programação do evento conta com diversas atividades artístico-culturais e se estende até o próximo dia 08.

Declarando o evento aberto oficialmente, a vice-governadora Eliane Aquino falou sobre a importância do município para a história de Sergipe. “Para mim é uma alegria muito grande estar presente nesta que é uma das maiores manifestações da cultura sergipana. Laranjeiras exala sergipanidade e é um importante pilar da história de Sergipe. Desejo que esse 47º encontro seja repleto de muita música, manifestações artísticas e da nossa gente, que é o patrimônio mais valioso que existe em nosso estado”, pontuou.

“Eu participo do Encontro Cultural de Laranjeiras desde que me entendo por gente. São muitos anos mantendo essa tradição e eu não poderia deixar de prestigiar esse momento tão especial para a minha terra natal”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa e filho de Laranjeiras, deputado Zezinho Sobral.

O Encontro Cultural acontece todos os anos, desde 1975, sempre realizado no início do ano, em Laranjeiras, cidade reconhecida nacionalmente por seus grupos folclóricos, seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico. São 47 anos de história e tradição cultural que perpassam gerações e tornam este um dos maiores encontros artístico-culturais do país. A celebração acontece em razão das festividades associadas ao Dia de Reis.

“Laranjeiras é um berço da cultura sergipana! O Lambe Sujo e Caboclinhos, a Chegança, o Cacumbi, a Taieira, o Bacamarteiro, o Reisado, São Gonçalo e o Parafuso são a nossa cara, a nossa gente. Vida longa às manifestações culturais sergipanas!”, comemorou a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Conceição Vieira.

Desde seu surgimento, o Simpósio Temático objetiva reunir pesquisadores e folcloristas de todo o Brasil, e tem sido referência no cenário cultural nacional. Além disso, o evento é de grande importância para toda a comunidade, seja para movimentar a economia local, seja para evidenciar as ricas expressões artísticas do estado.

Em virtude da pandemia, o prefeito do município de Laranjeiras, Juca de Bala, explicou que o Encontro Cultural ainda conta com diversas medidas sanitárias. “Nós estamos atentos à pandemia e ao surto do vírus Influenza A H3N2, então continuamos com as medidas de prevenção, evitando as aglomerações e celebrando a nossa cultura!”, explicou.

/ Notícias / governo

Governo do Estado prestigia o XLVII Encontro Cultural de Laranjeiras