Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2022 às 20:00:00
Governador participa da posse de novos defensores públicos de Sergipe
Expectativa é que haja novas posses já em 2023, ampliando ainda mais o número de defensores do Estado

O governador Belivaldo Chagas participou, nesta quarta-feira (16), da posse de seis novos defensores públicos do Estado de Sergipe. A solenidade aconteceu no auditório do Senac, na avenida Ivo do Prado, e reuniu diversas figuras públicas, além de familiares dos empossados.

Ainda durante o evento de posse, Belivaldo também foi homenageado pela instituição, não só pelo fato de também ser originário da Defensoria Pública de Sergipe (DPE/SE), como pelas ações do Governo do Estado voltados à classe, a exemplo do projeto de lei sancionado para criação de 50 novos cargos para ampliar o quadro de defensores públicos de Sergipe.

“Foram criados cargos, que estão sendo preenchidos por meio de concurso e tenho certeza que a Defensoria Pública, da maneira que tem se firmado, tem a tendência de ampliar ainda mais o número de defensores para que a gente possa tê-los, principalmente, no interior do estado. Tenho o prazer de dizer que fui defensor, estive do outro lado, e tenho um carinho especial pela Defensoria Pública, em especial a de Sergipe, que tem se organizado, com a sorte de ter bons defensores, em especial os defensores gerais”, afirmou.

Cerimônia de Posse

Na ocasião, foram empossados para a carreira de defensor público, os bacharéis em Direito: Augusto Vinício Freire Carvalho, Carlos Luiz da Silva Júnior, Ingrid Ribeiro Rodrigues, Laura Maria Silva Cortez, Mariana Oliveira Santos e Paula Matos Torres.

Para a nova defensora Ingrid Ribeiro, o momento faz parte de uma realização pessoal e a faz prometer muito empenho em seu novo cargo. “Estou muito feliz em integrar a instituição a partir de hoje. Além de ser a realização de um sonho pessoal e de toda a minha família, também é a concretização de um objetivo de vida. A função da Defensoria Pública, enquanto instrumento da democracia, é muito importante para toda a população e eu pretendo carregar essa bandeira comigo”, disse.

Esta é a primeira posse do IV Concurso para provimento na carreira de defensor público, realizado neste ano na gestão do ex-defensor público-geral Leó Neto. A última posse aconteceu em 2018.

“É uma satisfação empossar seis novos defensores de um concurso, que iniciou ainda na minha gestão, e agora tenho a alegria de poder dizer que o interior de Sergipe terá todo o apoio com a criação de mais 50 cargos, aprovado em assembleia e sancionado pelo atual Governador do Estado. Agradecemos muito ao governador por esse apoio e podemos dizer que a Defensoria Pública está muito satisfeita, porque a nossa vitória é comemorada com a vitória do povo do interior”, salientou Leó Neto.

Importância

O planejamento da DPE é que haja outras convocações durante a validade do concurso para preencher as vagas no interior do estado. O atual defensor público-geral, Vinícius Menezes Barreto, que assumiu a gestão em outubro deste ano, para o Biênio 2022/2024, falou sobre a importância das novas nomeações.

“Sabemos que o órgão precisa crescer no interior, a sociedade sergipana clama por isso e com a ajuda do Estado conseguimos a criação de 50 novos cargos e esse é só o primeiro passo. Empossamos seis novos defensores públicos e essa será a primeira de várias posses que planejamos realizar em 2023”, afirmou o defensor público-geral.

Outros concursos

Além desses seis novos defensores públicos, convocados pela Defensoria Pública do Estado de Sergipe, a gestão atual já convocou mais de 2,4 mil profissionais em diversas categorias da Segurança Pública, passando a fortalecer os quadros técnicos na gestão estadual. Até o momento foram 1.371 policiais militares, 431 bombeiros, 61 delegados, 401 policiais penais, 50 gestores públicos, cinco procuradores e 140 aprovados no concurso da Polícia Civil, sendo 100 agentes e 40 escrivães da Polícia Civil.

/ Notícias / governo

Governador participa da posse de novos defensores públicos de Sergipe