Quarta-Feira, 07 de Julho de 2021 às 17:45:00
Governador participa da apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe

O governador Belivaldo Chagas participou, na tarde desta quarta-feira (7), da apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES) 2020-2030, realizada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na sede do órgão.

O projeto faz parte da celebração pelos 200 anos do estado de Sergipe, comemorado neste mês de julho, e foi construído em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). O objetivo do plano é apresentar um mapeamento dos setores produtivos do estado de Sergipe, em um processo de planejamento colaborativo, que contou com os processos de diagnóstico, coleta de informações, análise de dados, produção e apresentação.

"Esse presente que a Alese está nos dando vai ajudar não somente o nosso governo, mas outros que virão pela frente. É bom ter um norte, um plano para que, se tivermos condições financeiras, possamos colocar em ação. É destacável que este não é um plano de Governo, mas de Estado, e assim como o nosso planejamento estratégico (2019-2022), a iniciativa Sergipe 2050 e as nossas ações dentro do Governo, pensa Sergipe com diretrizes para o futuro", afirmou o governador.

O Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe possui cerca de duzentas páginas e já é considerado o mais profundo estudo já realizado sobre o diagnóstico do estado, abordando diversas áreas estratégicas. De acordo com o presidente da Alese, o deputado estadual Luciano Bispo, a casa é a primeira do país a realizar um estudo tão detalhado.

“Esse não é um plano de governo, mas um verdadeiro projeto de Estado, analisando o presente e projetando o futuro. Esse Plano não é uma iniciativa apenas do deputado Luciano Bispo, mas de todos os colegas parlamentares e técnicos da nossa Assembleia Legislativa. A Fundação Dom Cabral mantém parcerias com as melhores escolas de negócios do mundo e são mais de 40 anos no mercado, desenvolvendo projetos executivos, para gestores públicos e instituições dos mais diversos segmentos. Encontramos uma parceira perfeita para montarmos o diagnóstico que estávamos precisando”, ressaltou.

O coordenador do PDES, Marcelo Barberino de Oliveira, também destacou a importância do plano. “Acho que nunca tivemos um diagnóstico tão profundo, com a escuta de mais de 70 atores estratégicos, instituições não governamentais do Estado, com diagnósticos dos mais variados cenários da nossa cadeia produtiva de investimentos”, complementou.

Para a realização do projeto, foram ouvidos empresários de pequeno, médio e grande porte, além de indústrias e bancos, por exemplo. A ideia é contribuir para atração de investidores, por meio do trabalho feito pela Fundação Dom Cabral.

"Uma coisa que a gente acredita e que a gente praticou, que é muito importante, é a construção coletiva. A gente não tem todo o conhecimento. Fizemos isso com uma cooperação muito grande, tanto dos órgãos do Estado, quanto de estatais, setor produtivo, grandes empresários, pequenos empresários. Olhamos pra dados, dados históricos, para entender um pouco ainda mais de algumas perspectivas da economia aqui do Estado e conciliamos isso tudo para apresentar aqui. Além disso a gente trouxe algumas diretrizes no que tange a governança, a gestão, a transformação digital, que são temas tão relevantes e que são tão fundamentais para tirar o plano do papel", destacou a gerente de Projetos da FDC, Patrícia Becker.

/ Notícias / governo

Quarta-Feira, 07 de Julho de 2021 às 17:45:00