Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022 às 17:00:00
Governador autoriza recuperação de estradas em Estância, Santa Luzia e Indiaroba

Focado em viabilizar o desenvolvimento no interior do estado, o governador Belivaldo Chagas assinou nesta quinta-feira (02) ordens de serviço para recuperação de diversas estradas no âmbito do programa Pró-Rodovias II. Os trechos a serem recuperados abrangem os municípios de Estância, Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba, indo até a divisa com a Bahia.

O governador destacou a importância estratégica da região que será foco dos serviços de recuperação. "É com um trabalho de muita dedicação, com muita preocupação com o dia a dia, que eu estou recuperando 600 km de rodovias. A primeira parte do Pró-Rodovias I já estamos concluindo e já estamos com o Pró-Rodovias II, com esse trecho aqui e outros mais. Por conta da demora da liberação do Banco do Brasil, eu já determinei à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que disponibilize R$ 200 milhões para fazer os 180 km de rodovias com recursos do Governo. Foi para isso que eu trabalhei e vou dar ordem de serviço em todas as rodovias, inclusive a que liga Lagarto a Itaporanga, com recurso do Tesouro", afirmou.

Ainda na solenidade, o governador fez anúncios sobre a Educação. "Vou fazer uma distribuição ainda neste mês de junho de R$ 100 milhões com os municípios pra que os prefeitos possam aplicar em educação. Eu ia investir R$ 200 milhões, mas os outros R$ 100 milhões eu vou fazer algo que quem trabalha na educação vai agradecer, mas eu só digo semana que vem", complementou.

Ao todo, os serviços autorizados nos três trechos somam um investimento de R$ 41.654.979,78 em 37,6 km de rodovias estaduais. As obras do Pró-Rodovias II serão realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).

"As três ordens de serviços aqui assinadas, divisa Bahia/Sergipe até Indiaroba, Indiaroba à Santa Luzia do Itanhi, Santa Luzia até Estância, nos deixam bastante felizes e com sentimento de dever cumprido. Na próxima semana, mais municípios circunvizinhos terão também novidades", destacou o secretário Ubirajara Barreto.

Obras

Na rodovia SE-360, será recuperado o trecho que liga Estância (BR-101) a Santa Luzia do Itanhi. Os serviços de reestruturação iniciam na altura do entroncamento da SE-368, no município de Santa Luzia, e vão até o entroncamento da BR-101, em Estância. O trecho tem extensão de 7,8 km, e o valor do contrato é de R$ 8.227.433,78.

Na rodovia SE-368, será recuperado o trecho que liga Santa Luzia do Itanhi a Indiaroba. O serviço compreende parte da Rodovia SE-100, no trecho que vai de Indiaroba ao entroncamento da SE-368, no acesso ao Povoado Convento. Também faz parte do projeto o acesso do povoado com o entroncamento a Santa Luzia do Itanhi. A extensão total do trecho é de 22,7 km, e o projeto é orçado em R$ 24.310.899,68.

Ainda na rodovia SE-100, o acesso de Indiaroba à divisa com a Bahia também será foco do serviço. O trecho tem extensão de 7,1 km, com contrato no valor geral de R$ 9.116.646,32.

"Nossa região Sul vivia em situação de calamidade em termos de acesso e hoje, com essa ordem de serviço, toda a população que circula por aqui passará a contar com um verdadeiro tapete. Estância, Santa Luzia, Indiaroba, Tobias Barreto, enfim, toda a nossa região", destacou o prefeito de Estância, Gilson Andrade.

O prefeito de Santa Luzia do Itanhi, Adauto Cardoso, ressaltou o apoio prestado pelo Estado ao município e região. "O governador lembra de nossa região e nós vamos nos lembrar dele. É uma palavra de compromisso e responsabilidade, de fazer o bem para a região Sul, principalmente Estância, Indiaroba e Santa Luzia", pontuou.

Segundo o prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento, as ações do Governo do Estado vem se destacando em diversos setores, a exemplo da Educação, Saúde e Agricultura. "Posso testemunhar os avanços que Sergipe tem tido. Temos que agradecer imensamente ao governador por parcerias importantes, porque Indiaroba é uma antes e outra depois deste agrupamento", enfatizou.

Pró-Rodovias

Na região Sul, o Estado já concluiu a reestruturação da rodovia que dá acesso à Praia do Abaís, no trecho da SE-470, entre a BR-101 e a SE-100, na região que vai do Povoado Nova Estância à Praia do Abaís. Os investimentos são de R$ 11.501.696,44.

Está em fase de finalização a SE-290, no trecho entre Umbaúba e Itabaianinha, com um investimento de R$ 12.639.968,40 e 20,40 km de extensão.

Também na rodovia SE-290, a reestruturação do trecho entre os municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha já está com mais de 60% dos serviços concluídos. Com investimentos na ordem de R$14.270.143,32, a intervenção totaliza 27,20 km e inclui o acesso 286, entre a rodovia e o Povoado Ilha, cuja extensão é de 2,40 km.

Indiaroba

Ainda referente às rodovias estaduais, em abril deste ano, o governo iniciou serviços na rodovia SE-488, entre os municípios de Umbaúba e Indiaroba, no trecho do entroncamento com a SE-100, depois de uma erosão causada pelo desgaste do solo. Por meio da Sedurbs, a recuperação do trecho compreende um investimento de R$ 2.363.554,68. As obras são executadas pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER).

Na área de Segurança, em maio, o governador Belivaldo Chagas inaugurou a Base de Força Tática Litorânea, vinculada ao 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM). A unidade conta com 12 policiais militares, com treinamento específico e armamento especial, que se revezam em turnos para o patrulhamento tático motorizado em toda a região litorânea do município de Estância. A área compreende a Rodovia SE-100 no trecho do Povoado Abaís, e os povoados Saco e Porto do Mato.

/ Notícias / governo

Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022 às 17:00:00