Sexta-Feira, 03 de Junho de 2022 às 15:15:00
Em Simão Dias, Belivaldo autoriza obras de pavimentação de sete povoados
A ação corresponde ao projeto de pavimentação em paralelepípedo, no valor total de R$ 19 milhões

Com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida para a população, o governador Belivaldo Chagas assinou nesta sexta-feira (06), no Povoado Sítio Alto, em Simão Dias, ordens de serviço para obras de pavimentação. Serão beneficiados sete povoados: Barnabé, Distrito Industrial, Sítio do Alto, Estrada da Vaquejada, Colônia Governador Valadares, Curral dos Bois e povoado Moco.

As obras fazem parte de um projeto que integra diversos municípios sergipanos, com a instalação de paralelepípedo granítico, correspondendo ao Lote 01 de um planejamento com valor geral de R$ 19.400.590,40.  Nas sete comunidades rurais de Simão Dias serão R$ 4 milhões investidos, em uma área total de 30.769,50 m² e abrangendo 5.172,33 metros de extensão ao todo.

“Sítio Alto é uma comunidade quilombola que precisava ser vista, de uma atenção especial, assim como outras comunidades de Simão Dias. Aqui, recursos foram empreendidos para a construção de casas até a questão da água, e agora estamos trazendo pavimentação para garantir qualidade de vida para população. São investimentos que fazem parte de um pacote de R$ 19 milhões. No total, são mais de 40 milhões de reais só em pavimentação em paralelepípedo que vamos realizar em todo o estado, dando mais dignidade e cidadania para a população destas localidades”, pontuou o governador Belivaldo Chagas.

No Sítio Alto, a obra terá extensão de 1.400 metros e a pavimentação em paralelepípedo granítico se estenderá por 8.135,50 m². “Uma obra que será boa pra todos nós, especialmente para as crianças que poderão estudar com menos dificuldade. A gente agradece de coração”, disse dona Finha, líder comunitária do povoado Sítio Alto.

Já no Povoado Barnabé, serão em 3.000,00 m² de área e 500 metros de extensão. No Distrito Industrial,​  8.400,00 m², com 1.400 metros. O povoado da Estrada da Vaquejada ​terá​ 500 metros de vias pavimentadas, com 3.000,00m² de área.

O povoado Colônia Governador Valadares terá 650 metros de pavimentação em uma área se 3.900,00 m². Já no Curral dos Bois serão 3.000,00 m² de área, com 500 metros de extensão. Já o povoado Moco, as obras contemplarão uma área de 1.334,00 m² e 222,33 metros de extensão.

O projeto é realizado pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).

“Foram sete ordens de serviço, totalizando quase 31 m², com  R$4 milhões investidos. Significa o olhar do governo do Estado para todos os municípios sergipanos.  Hoje Sergipe vive um verdadeiro canteiro de obras, de norte a sul, são mais de RS 1 bilhão em obras no que se refere  a pavimentação asfáltica, paralelepípedo e obras de edificação”, destacou o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto.

Benefícios

Na oportunidade, o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana, agradeceu os investimentos realizados pelo governo do Estado.  “Fizemos o projeto e apresentamos ao governador, que prontamente nos atendeu. São benefícios que vão fazer a diferença na vida dessas comunidades. Então, a gente fica feliz”, declarou.

Sueli de Jesus Santos, moradora do povoado Sítio Alto, que trabalha como cuidadora, relatou que a pavimentação era um anseio antigo da comunidade. “Aqui é horrível, para estudar é complicado por que o carro não passa e a gente tem que caminhar muito para pegar o transporte, sem contar na lama quando chove que impede os veículos de circularem. Então, essa obra veio em boa hora. Estamos muito felizes e esperamos que as coisas possam melhorar aqui”.

Maria Aparecida de Jesus Santos, também moradora do povoado Sítio Alto, que trabalha na roça cultivando milho e feijão, relatou a dificuldade que é pra sair de casa e para as crianças irem para escola. “É lama, poeira. É complicado, ainda mais em dias de chuva. Essa época do ano, por exemplo, a gente sofre bastante, mas tenho fé que essa obra vai ajudar nossas vidas”.

A ação faz parte de uma série de obras de pavimentação em várias localidades do estado, iniciadas em março deste ano em São Domingos, com o Lote 01. Nos lotes 01 e 02, já iniciados, o investimento já chega a R$ 31.650.110,48. O ciclo de obras de pavimentação em paralelepípedo pode chegar a R$ 45 milhões investidos em todo o estado em benefício de vários povoados de Sergipe.

/ Notícias / governo

Em Simão Dias, Belivaldo autoriza obras de pavimentação de sete povoados