Sexta-Feira, 10 de Junho de 2022 às 16:15:00
Em Lagarto, Belivaldo inaugura Unidade de Terapia Intensiva Artur Reis no Hospital Nossa Senhora da Conceição
A unidade conta com 10 leitos de UTI Clínica e Cirúrgica. Com isso, a rede estadual de Saúde amplia para 152 leitos de terapia intensiva à disposição da população sergipana

O governador Belivaldo Chagas participou nesta sexta-feira(10), da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva Artur Reis, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Lagarto. A unidade é conveniada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a realização de cirurgias eletivas e tratamento de hemodiálise, além de consultas e exames especializados. O HNSC também atuou como hospital de retaguarda do Estado para atendimento de pacientes com a Covid-19, por meio de parceria com a SES.

“Uma obra muito esperada, de importância para Lagarto, como também para Sergipe como um todo.  Afinal de contas, o Estado assinou um contrato para ter mais esses dez leitos incorporados ao total de leitos de UTI que nós temos. Por isso, nós vamos passar, agora, a contar com 152 leitos de UTI no sistema regulado pelo Estado, pela Secretaria de Saúde, por meio de contrato do serviço. O que importa é a excelente prestação de serviço, que a unidade hospitalar vem prestando. Portanto, parabéns à instituição, que conta com uma estrutura completa, de qualidade, como costumamos dizer, de primeiro mundo. Não bastam somente equipamentos, é preciso ampliar o hospital e trazer mais serviços, cirurgias, mas também profissionais preparados, como os que aqui se encontram, atendendo muitíssimo bem a toda região”, ressaltou o governador Belivaldo Chagas.

A unidade funcionará com 10 leitos de UTI Clínica e Cirúrgica e um de isolamento para patologias de fácil transmissão, todos os leitos contam com suporte para paciente hemodiálitico, dessa forma garantido acesso aos usuários do SUS regulados de todo o estado.

Para o diretor-presidente do HNSC, André Andrade, a abertura da UTI simboliza o momento de avanço da instituição hospitalar, que completará 120 anos de existência em outubro. “É um grande avanço para a região Centro-Sul, com mais um instrumento que o governo do Estado coloca à disposição da população de todo o estado. Um hospital do porte que está se transformando, com dez leitos de UTI e mais dez leitos de enfermaria, que passou pela pandemia junto com o apoio do Governo do Estado, com maior esforço para salvar vidas. Foram 700 vidas tratadas aqui dentro, com todo o cuidado e, agora, estamos em franco desenvolvimento na parte cirúrgica, onde hoje já temos, mensalmente, 300 cirurgias realizadas aqui no hospital, dando fluidez a fila que já existiu”, declarou o diretor, informando que a unidade está em andamento com a ampliação de mais duas salas no centro cirúrgico.

O processo para internação na Unidade de Terapia Intensiva será através do SUS, sendo que os pacientes serão regulados pelo Complexo de Regulação Estadual, podendo vir de qualquer unidade hospitalar do Estado.

Presente na solenidade, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, falou sobre a importância dos novos leitos para a ampliação da assistência à população sergipana. “É muita alegria não só para gente que faz a rede estadual de saúde, mas para população. É o fortalecimento dessa rede estadual com o maior número de leitos de UTI, de enfermaria, de outros equipamentos que a gente vem implantando e ofertando à população sergipana, a exemplo do Hospital da Criança, do CER IV. Isso é um compromisso assumido em um plano de Governo, que vem conseguindo, paulatinamente, melhorias, com todo o esforço, dedicação e investimento financeiro”, frisou.

A abertura da UTI do HNSC é de suma importância para Lagarto e região, pois aumenta o número de leitos especializados disponíveis no Estado, além de diminuir as filas para esse tipo de leito, liberando vagas para atendimento em alas  vermelhas dos demais pronto-socorros. A Unidade de Terapia Intensiva Artur Reis do Hospital Nossa Senhora da Conceição, administrado pela Associação Hospitalar de Sergipe, teve a utilização de recursos próprios para construção e emenda do deputado federal, Fábio Reis, para aquisição dos equipamentos.

“Se não fosse a nossa parceria com o governo do Estado, esses leitos não seriam possíveis. Tenho plena consciência de que essa unidade salvará milhares de vida”, destacou o deputado federal Fábio Reis.

Homenagem

A Unidade de Terapia Intensiva leva o nome de ex-prefeito de Lagarto e ex-deputado estadual, Artur Reis. Na oportunidade, representando a família do homenageado, a deputada estadual Goretti Reis agradeceu a homenagem prestada ao seu pai. “Uma justa homenagem por esse homem que tanto fez por essa Casa de Saúde. UTI essa que vai servir não só o município de Lagarto, como para todo o estado, por meio da regulação estadual”, pontuou.

Centro de Hemodiálise

Em janeiro deste ano, Belivaldo participou da inauguração do Centro de Hemodiálise de Lagarto, localizado dentro do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A unidade atende cerca de 100 pacientes por mês em um espaço amplo, moderno e confortável, beneficiando pacientes com Insuficiência Renal Crônica, principalmente da Regional de Lagarto. Os serviços também estão disponíveis para todo o estado, por meio do Complexo Regulatório do Estado.

/ Notícias / governo

Sexta-Feira, 10 de Junho de 2022 às 16:15:00