Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2019 às 13:30:00
Case reestrutura atendimento e reduz tempo de espera
Governador visitou a unidade que é responsável pela dispensação de medicamentos e insumos para mais de 25 mil usuários por mês

O governador Belivaldo Chagas, na manhã desta quinta-feira (19), visitou o Centro de Atenção Integral à Saúde de Sergipe (Case) e o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi) para verificar as melhorias implementadas nas unidades para os usuários do SUS. O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, a deputada estadual Goretti Reis, gestores e técnicos da SES também acompanharam a visita.

Belivaldo destacou o investimento na humanização do atendimento aos usuários e, também, os benefícios para o desempenho do trabalho dos profissionais do Case. “É uma oportunidade de ver de perto como as coisas estão fluindo. Saio satisfeito pois, a cada dia que passa, o atendimento tem sido cada vez mais humanizado, com responsabilidade e com dedicação. Hoje, muitas pessoas me agradeceram pelos serviços aqui prestados e os servidores também manifestaram a satisfação pelas melhores condições de trabalho. O ambiente tem que ser humanizado como um todo, tanto para os usuários quanto para quem está trabalhando”, afirmou.

Após a reestruturação de todo o fluxo de atendimento do Case, com o aumento no número de guichês de atendimento, de 13 para 17, o tempo de espera, que era de aproximadamente uma hora e meia passou a ser de 30 minutos, em média. Dos 17 guichês atuais, 15 estão na linha de frente e dois em sala específica, especialmente preparada para realizar o cadastro e o acolhimento dos novos usuários.

“O tempo de espera na fila de atendimento foi reduzido. Inclusive, em casos específicos, os medicamentos são entregues em domicílio até para pacientes do interior. E o principal, temos quase 100% dos medicamentos disponíveis, só três itens da área de oncologia que há uma dificuldade, porque as licitações têm dado desertas, a SES busca a compra dos produtos, mas ninguém aparece para vender. Mas vamos continuar trabalhando para que a gente continue avançando cada vez mais, porque o que importa para gente é o bom atendimento à população”, explicou Belivaldo.

O secretário Valberto de Oliveira ressaltou que, hoje, o Centro de Atenção Integral à Saúde de Sergipe é um dos melhores do Brasil. “ Nosso Case é reconhecido nacionalmente, inclusive recebemos elogios em Brasília durante o encontro dos secretários de Saúde. O nível de abastecimento que temos hoje é fruto de muita negociação, sacrifícios e seriedade, porque é o que governador exige de toda a equipe da Secretaria”, expôs.

A unidade

O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável pela dispensação de medicamentos e insumos para mais de 25 mil usuários por mês. “São cerca de 700 a 900 pessoas atendidas diariamente”, informou a coordenadora da unidade, Jéssica Santos Silva.

O case dispensa cerca de 170 tipos de medicamentos, dos quais os mais procurados são insulinas e medicamentos para transplantados, renais crônicos, reumatologia e doenças respiratórias.

“Gosto do atendimento daqui. Há três anos que venho aqui para conseguir os meus remédios para asma. E se não fosse esse serviço aqui, eu não teria como viver, antes desses medicamentos, eu só vivia no hospital e agora não”, declarou a aposentada Lourdes Marques, 73, moradora do povoado Nova Descoberta, em Itaporanga D’Ajuda.

O Case ainda fornece aos usuários do SUS materiais como cadeiras de rodas (tetraplégica, padrão e motorizada); órteses e próteses sob medida; meios auxiliares de locomoção; próteses mamárias; coletes para correção de deformidades na coluna e coletes posturais. Neste ano, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) desenvolveu um novo sistema de gerenciamento para o Case, o OPM Case. A sigla OPM refere-se a Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e a ferramenta tem o objetivo de facilitar e agilizar o processo de atendimento, documentação e controle de estoque das órteses e próteses destinadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

/ Notícias / governo

Case reestrutura atendimento e reduz tempo de espera