Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019 às 09:30:00
Buscando boas práticas na Primeira Infância, Eliane Aquino visita creches de Socorro

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, esteve na última segunda-feira, 14, na cidade de Nossa Senhora do Socorro. O encontro com o prefeito Padre Inaldo e com a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, aconteceu para que a vice-governadora pudesse conhecer a estrutura de algumas escolas municipais de educação infantil da cidade.

De acordo com Eliane Aquino, imprimir esforços na área da educação é uma necessidade, não é custo e sim investimento no futuro de uma geração que através da educação, será mais preparada. “Diversas pesquisas já mostram que quando as crianças, sobretudo as da primeiríssima infância (zero a três anos), são estimuladas com qualidade, amor e muita atenção, os ganhos que são adquiridos as acompanham a vida inteira. Precisamos formar cada vez mais cidadãs e cidadãos bem desenvolvidos, e isto só é possível através da educação. Precisamos ainda de muitas creches no país que trabalhem dentro da política de desenvolvimento infantil, assim como estão fazendo aqui em Nossa Senhora do Socorro, aí com certeza teremos um futuro melhor para as nossas crianças”, afirma.

Nas Escolas Municipais de Educação Infantil Aparecido Santos e Irmã Dulce, que juntas atendem a 480 crianças, brincar é coisa séria, porque através de atividades lúdicas é possível desenvolver as áreas motora, cognitiva e física dos indivíduos, além de prepará-los para as outras fases da aprendizagem. As unidades de ensino contam com uma estrutura acessível também a pessoas com deficiência, além de ter grande parte da merenda escolar proveniente da agricultura familiar local.

Para o prefeito Padre Inaldo, a visita da vice-governadora nas escolas é um demonstrativo positivo da atuação da secretaria de educação da cidade. “Estabelecida como uma de nossas prioridades, estamos cuidando da educação infantil há dois anos e dez meses, que é o tempo que estamos à frente da prefeitura de Socorro. Através da educação essas crianças se desenvolvem, o que é extremamente caro a nós. Outro ponto importante é que com uma creche de qualidade as mães e pais podem ficar despreocupadas para realizar suas outras atividades. A visita da vice-governadora nos alegra bastante porque mostra que estamos no caminho certo. Já entregamos quatro creches neste modelo e pretendemos entregar até o próximo ano mais três à nossa população” comemora.

“A ideia é que possamos fomentar um projeto político-pedagógico já estabelecido de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e esse trabalho tem como foco a primeira infância. Acreditamos que desenvolvendo crianças até os seis anos de idade, teremos condição de executar uma proposta que possa levá-los aos níveis seguintes de educação“, explica Josevanda Franco, secretária municipal de educação.

Isla Caroline é mãe de Willian Felipe, que estuda na escola de educação infantil Aparecido Santos desde que iniciou a vida escolar. Para ela, a criança não poderia estar em lugar melhor. “É maravilhoso! Não tenho nada do que reclamar. Os cuidados com meu filho são ótimos, as atividades propostas são de grande qualidade e eu consigo perceber o grande desenvolvimendo que o meu filho teve desde que começou a estudar aqui”, pontua.

/ Notícias / governo

Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019 às 09:30:00