Quarta-Feira, 04 de Agosto de 2021 às 11:45:00
Belivaldo envia PL à Alese para prorrogação do benefício do CMais
Desde abril de 2020, o Cartão Mais Inclusão já investiu cerca de R$ 35 milhões no pagamento de 343.413 mil benefícios e, atualmente, atende 20 mil famílias sergipanas

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), projeto de lei que solicita a prorrogação do pagamento do Cartão Mais Inclusão (CMais) – Apoio Emergencial, até o mês de outubro.

“Enviamos para a Alese um projeto de lei para garantir que 14 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que recebem o benefício de forma emergencial, com a última parcela depositada em julho, continuem recebendo o auxílio por mais três meses”, destacou o governador Belivaldo Chagas.

A medida é direcionada ao pagamento de parcelas entre R$ 100 e R$ 200 a beneficiários inscritos no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico), que não recebem nenhum outro auxílio estadual ou federal. Outros 6 mil cidadãos já recebem o benefício de forma permanente, num total de 20 mil famílias atendidas pelo CMais.

O programa de transferência de renda foi criado pelo Governo de Sergipe para combater a insegurança alimentar junto à população que se encontra na extrema pobreza. Mensalmente, é pago um benefício, que pode ser usado exclusivamente para a compra de alimentos, em qualquer estabelecimento da rede credenciada Banese.

“O investimento total no programa, neste ano, é de cerca de R$ 21 milhões para auxiliar milhares de mães e pais de família a superarem os efeitos econômicos da pandemia e garantir o pão de cada dia neste momento ainda tão difícil”, explicou o governador.

Cartão Mais Inclusão

Em vigor desde abril de 2020, o Cartão Mais Inclusão - CMais já investiu cerca de R$ 35 milhões no pagamento de 343.413 mil benefícios e, atualmente, atende cerca de 20 mil famílias sergipanas. Dentre estes, 5 mil são trabalhadores autônomos que se encontram nestas condições, cadastrados no CadÚnico, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

Desde o início da pandemia, o programa de transferência de renda vem sendo executado pela Seias, com o apoio logístico e operacional do Banco do Estado de Sergipe - Banese e das secretarias municipais de Assistência Social. Em razão da essencialidade do programa, em dezembro de 2020, o Governo de Sergipe submeteu Projeto de Lei à Assembleia Legislativa, aprovado e sancionado pelo governador Belivaldo Chagas sob a Lei n° 8.808/20, tornando o Cmais um benefício permanente para 6 mil pessoas, inicialmente.

/ Notícias / governo

Belivaldo envia PL à Alese para prorrogação do benefício do CMais