Sexta-Feira, 11 de Junho de 2021 às 11:15:00
Belivaldo Chagas recebe comenda da Ordem do Mérito Naval
Solenidade aconteceu na Capitania dos Portos de Sergipe durante cerimônia alusiva ao 156º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Na manhã desta, sexta-feira, 11, o governador Belivaldo Chagas recebeu a comenda da Ordem do Mérito Naval no Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem, concedida pela Marinha do Brasil. O ato ocorreu durante cerimônia alusiva ao 156º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha, organizada pelo Comando do 2º Distrito Naval, que abrange Sergipe. Criado pelo Decreto nº 24.569, de 11 de julho de 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se a premiar os militares da Marinha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras que prestaram serviços relevantes à Marinha do Brasil. Na solenidade, também estave presente o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Junior.

“Sinto-me extremamente feliz, afinal de contas, nós estamos num momento em que se comemora 156 anos de uma batalha que foi vitoriosa e por conta dos corajosos e bravos marinheiros do passado, e heróis de hoje, nós estamos vivendo esse momento. Isso é um motivo de orgulho muito grande, receber uma comenda como esta. E saio daqui mais feliz e alegre porque posso dizer que faço parte, por meio dessa comenda, da Marinha, desse grupo de guerreiros que representa e defende com muita honra o nosso Brasil”, declarou Belivaldo.

Segundo o Capitão dos Portos, Guilherme Conti Padão, o 11 de junho - Data Magna da Marinha, na qual se comemora a Batalha Naval de Riachuelo, é de grande relevância para a força. “E nesse dia nós também concedemos a Medalha de Honra ao Mérito Naval a personalidades nacionais que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso país. Nada mais justo do que condecorar o nosso governador, pelas parcerias com o governo do Estado, a exemplo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Adema, entre outros. São diversos acordos que nos possibilitam cumprir com a nossa missão. Então, dessa forma, nos sentimos muito honrados com essa homenagem prestada ao governador", ressaltou o Capitão dos Portos de Sergipe.

Batalha Naval do Riachuelo

Na manhã de 11 de junho de 1865, a Força Naval Brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, estava fundeada nas proximidades da cidade de Corrientes. De seu fundeadouro, os brasileiros avistaram a Esquadra oponente, com oito navios e seis chatas artilhadas que desciam o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam o momento de engajar.  Seguiu-se um primeiro e rápido combate e, após, junto à foz do Riachuelo, um pequeno afluente do rio Paraná,  travou-se o engajamento com a vitória brasileira.

/ Notícias / governo

Belivaldo Chagas recebe comenda da Ordem do Mérito Naval