Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019 às 09:00:00
Belivaldo Chagas prestigia lançamento do livro “José Rollemberg Leite – Trajetória de um Homem Público”

O governador Belivaldo Chagas compareceu, na noite desta terça-feira, (17), ao lançamento do livro “José Rollemberg Leite – Trajetória de um Homem Público”, no Museu da Gente Sergipana. De autoria do economista Dilson Menezes Barreto, o livro conta a biografia do ex-governador sergipano. A vice-governador Eliane Aquino, também compareceu.

O governador disse que não poderia deixar de comparecer ao lançamento da biografia de José Rollemberg Leite, um dos mais importantes homens públicos que Sergipe já teve. "Com sua visão de futuro e sua formação de engenheiro, ele mudou a dinâmica da administração pública do Estado, levando Sergipe ao desenvolvimento, empreendendo grandes obras", ressaltou.

Belivaldo também destacou o trabalho de pesquisa de Dilson Barreto, considerado, uma referência na economia e na intelectualidade sergipana.

De família tradicional, bisneto do Barão de Estância, o engenheiro e ex-governador José Rollemberg Leite foi um dos maiores homens públicos de Sergipe. Engenheiro de Mina e Civi,  José Rollemberg Leite nasceu em 19 de setembro de 1912, foi senador e governador por dois mandatos. A sua trajetória foi muito importante para o tecido social, político e econômico de Sergipe.

Há quem compare José Rollemberg Leite como uma espécie de Juscelino Kubitschek à sergipana, pelos fundamentos em favor do desenvolvimento de Sergipe em seus dois mandatos de governador - um eleito pelo voto direto na década de 40 e outro biônico, angariado em 1974, junto aos militares no período da ditadura. O ex-governador faleceu em 24 de outubro de 1996.

O economista e biógrafo, Dilson Barreto, que fôra secretário de Estado do Planejamento no segundo Governo de José Leite, passou cinco anos pesquisando as ações dos seus dois governos, sua trajetória como engenheiro e sua passagem pelo Senado Federal.

O resultado é um livro de 532 páginas, onde pode-se conhecer a história de um dos maiores homens público de Sergipe.
“Está escrito de forma bem leve para que o leitor possa se debruçar sem trabalho e possa entender a dinâmica de seus governos. Até a parte de análise sobre as obras eu procurei dar uma leveza ao relato para não cansar o leitor”, reforça o autor.

“José Rollemberg Leite foi um homem à frente do seu tempo”, garante Dilson. E é exatamente a história por trás desse homem, ou para além dele, que o autor se propõe a contar.

José Rollemberg Leite foi um homem público de grande valor e deixou marcada uma grande história para o Estado de Sergipe em termos de administração pública e de exemplo de dignidade e de trabalho.

Toda a renda obtida com a venda do livro será doada à Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), instituição que assiste crianças e adolescentes com câncer.

/ Notícias / governo

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019 às 09:00:00