Quinta-Feira, 08 de Dezembro de 2022 às 12:00:00
Belivaldo Chagas participa de reunião virtual do Consórcio Nordeste para eleger novo presidente
Convocada pelo atual presidente, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o encontro virtual também avaliou as últimas ações do consórcio de governadores da região

O governador Belivaldo Chagas participou, na manhã desta quinta-feira (8), de uma reunião, por videoconferência, do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o Consórcio Nordeste.

Entre outras pautas, o objetivo principal do encontro virtual entre os governadores do Nordeste, convocado pelo atual presidente, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi a votação para eleger o novo presidente do consórcio, para o ano de 2023.

A reunião também apresentou as ações realizadas pelo consórcio no último quadrimestre, prestação de contas e um balanço geral do trabalho prestado pelos governadores do consórcio dos últimos anos e das expectativas para os próximos passos. Após votação, foi definido que o novo presidente será o governador da Paraíba, João Azevêdo, para 2023.

"Muito importante essa reunião com os governadores do Nordeste, onde discutimos sobre as ações que foram realizadas e as expectativas para o futuro do Consórcio.  Última reunião minha como representante do Estado de Sergipe, onde escolhemos o governador da Paraíba para o ano de 2023 e já a indicação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, para 2024", destacou Belivaldo.

Participaram da reunião, além de Belivaldo Chagas, o governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri, os governadores Paulo Câmara (PE- atual presidente do consórcio), Fátima Bezerra (RN), João Azevedo (PB), Regina Sousa (PI), Izolda Cela (CE), Carlos Brandão (MA) e Paulo Dantas (AL); o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e a professora e economista Dra. Tânia Bacelar.

Sobre o Consórcio Nordeste

Criado em 2019, o Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região trouxe como objetivo o fortalecimento da região não somente no âmbito nacional, mas também internacional, por meio da possibilidade de compras conjuntas, definição de linhas de atuação comuns para atração de investidores e promover intercâmbio de servidores, além de propostas de ajustes fiscais, dentre outras oportunidades.

Com o Consórcio Nordeste, os Estados passaram a contar com mais agilidade, economia e cooperação seja em parcerias públicas ou privadas, em áreas como Saúde, Infraestrutura, Educação e Segurança Pública. Nos anos de atuação, foi criada uma Central de Compras, um Plano de Ação Ambiental.

Na pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, o consórcio teve fundamental importância no fortalecimento dos estados para o enfrentamento do problema e estratégias para combate ao vírus, como na compra conjunta de insumos de saúde.

/ Notícias / governo

Quinta-Feira, 08 de Dezembro de 2022 às 12:00:00