Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019 às 12:15:00
Belivaldo anuncia convocação dos aprovados no concurso público para soldados do Corpo de Bombeiros de Sergipe
O anúncio ocorreu durante solenidade em homenagem aos 99 anos da instituição, na qual foi realizada promoção de 10 Oficiais e 10 praças, além de homenagens a personalidades civis e militares com medalha bombeiro militar e condecorações aos bombeiros militares por tempo de serviço

O governador Belivaldo Chagas anunciou, nesta segunda-feira (07), no Quartel do Comando-geral do CBMSE, a convocação para Curso de Formação dos 70 aprovados do concurso público para cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). O anúncio ocorreu durante a solenidade em homenagem aos 99 anos da Corporação, comemorado no dia 1º de outubro. Na ocasião, o CBMSE promoveu também 10 Oficiais e 10 praças, além de homenagear personalidades civis e militares com medalha do Mérito Bombeiro Militar e condecorar bombeiros militares por tempo de serviço.

“É sempre bom reconhecer o trabalho de quem tanto faz pela sociedade, é o caso do Corpo de Bombeiros de Sergipe. Por isso, estamos comemorando os 99 anos dessa instituição, de relevantes serviços prestado à sociedade. Portanto, a partir desse momento, o Comando apresenta-se à sociedade e condecora algumas pessoas que contribuíram para que esse serviço fosse prestado à sociedade da forma que vem sendo prestado. Aproveito para anunciar aqui, que até quarta-feira(09), a gente vai estar convocando os 70 aprovados no concurso público do Corpo de Bombeiros, e com a expectatica de começar o Curso de Formação no mês de novembro” , declarou o governador Belivaldo Chagas.

O governador explicou que a convocação faz parte de esforço do governo do Estado para recomposição do quadro do Corpo de Bombeiros. “É preciso, inclusive, investir mais ainda, até mesmo porque a demanda tem sido crescente e o Corpo de Bombeiros tem perdido muito dos seus membros por motivo de aposentadoria ou alguns estão sendo transferidos. Por isso, vamos convocar pelo menos, nesse primeiro momento, uma turma de 70 novos bombeiros para esta guarnição. Assumo o compromisso que, no decorrer do próximo ano, onde completaremos 100 anos do Corpo de Bombeiros, estaremos convocando os 130 restantes, para que a gente some o total dos 200, que foram aprovados no concurso e que estão ansiosos para adentrarem aqui a instituição do Corpo de Bombeiros de Sergipe”, acrescentou.

O anúncio encheu de esperança Vinicius Fernandes, aprovado no concurso. Para ele, o anúncio da convocação foi importante, diante da situação financeira que atravessa o Estado.

Na oportunidade, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Gilfran Mateus, ressaltou os 99 anos de serviços prestados pela Instituição e a expectativa é de reforço ao quadro do Corpo de Bombeiros. “Estamos promovendo oficiais, comemorando os 99 anos da Corporação. Com isso, a gente espera ter dias melhores para Corporação, que realmente tem necessitado muito de efetivo para que a gente possa melhorar as nossas escalas, nosso nível de atendimento à população. São 11 anos do último concurso, estamos precisando realmente recompor o quadro, as escalas de serviços. E mesmo diante das dificuldades, o governador foi sensível a essa condição”, salientou o comandante.

E para comemorar o 99 anos da Corporação, a solenidade contou também com a promoção de oficiais 10 Oficiais e 10 praças, além de homenagem a personalidade civis e militares com medalha bombeiro militar e condecoração de bombeiros militares por tempo de serviço.

A segunda tenente Flávia Tavares Silva Sousa foi promovida a primeiro tenente. “São 21 anos de serviço e é gratificante chegar ao tempo da promoção e poder compartilhar com os nossos familiares esse momento. É muito importante, é gratificante”, comemorou.

Também foram entregues 17 condecorações de medalhas de Mérito Bombeiro Militar a personalidades civis e a policiais e bombeiros militares, que contribuíram notavelmente com a corporação.

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), desembargador Osório de Araújo Ramos Filho foi um dos homenageados com a medalha de Mérito Bombeiro Militar.  “É um momento muito importante, solene e o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe com o poder constituído se associa a esse momento de alegria, abraça exatamente a instituição e deseja que essas informações positivas continuem chegando porque isso é muito bom para o estado de Sergipe, para a justiça sergipana e para a instituição Corpo de Bombeiros”, parabenizou.

Além disso, foram entregues 10 medalhas de Ouro a militares com mais de 27 anos de efetivo serviço; 10 bombeiros, que possuem mais de 20 anos de serviço, foram agraciados com medalha de Prata e; as medalhas de bronze foram entregues para homenagear 10 bombeiros militares, por possuírem mais de 10 anos de serviço ativo.

Sobre o Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foi criado em 1920, com a denominação de “Seção Sapadores-Bombeiros” do Batalhão Policial da então força pública do estado. O primeiro comandante da história da corporação foi Amyntas Alves Barreto e os primeiros veículos adquiridos foram um carro bomba a vapor e uma escada magyrus, ambos de tração animal.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros possui 522 militares e unidades operacionais nas cidades de Aracaju, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Propriá.

/ Notícias / governo

Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019 às 12:15:00