Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021 às 12:45:00
Avança Sergipe: Belivaldo autoriza reestruturação de rodovias que ligam Pacatuba a Ilha das Flores e Brejo Grande

Nesta sexta-feira (03), o governador se dirigiu até o Baixo São Francisco, mais precisamente, ao município de Brejo Grande, no intuito de dar ordem de serviço para reestruturação das Rodovias SE-204, no trecho entre Pacatuba e Ilha das Flores, e SE-200, no trecho de Ilha das Flores a Brejo Grande. Com extensão aproximada de 25 km, a obra terá um investimento de R$ 15.922.503,41.

“É mais uma etapa do Pró-Rodovias, são 500 km de rodovias que estamos recuperando em Sergipe como um todo e esse trecho é uma reivindicação também importante. Nós estamos fazendo, ainda, a rodovia que liga Pirambu a Pacatuba, na qual houve uma interrupção de uma parte porque estávamos em tratativas com o Iphan e com órgãos ambientais, o que está sendo resolvido para continuarmos esse trecho. E o governo se esforçou para incluir no Pró-Rodovias I esse trecho aqui, que fecha, repito, os 500 Km”, destacou o governador.

Além de melhorar as condições de trafegabilidade, oferecendo maior segurança aos sergipanos e turistas que utilizam as rodovias, a reestruturação é importante para a economia na região produtora de arroz e que tem atrativos turísticos de destaque em Sergipe, como explica o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto. “Esse investimento que o governador autorizou, hoje, vem beneficiar um dos principais produtos turísticos do nosso estado, que a Foz do Rio São Francisco. E aliados a outros investimentos em rodovias, que ele está fazendo, desde a ligação da BR 101 a Pirambu, até a rodovia que liga Pirambu a Pacatuba, essa rodovia agora, que liga os municípios de Pacatuba a Ilha das Flores e Brejo Grande, todas vêm trazer turistas para esse produto que é a Foz do Rio São Francisco, que ganha muito com esse investimento que o governo de Sergipe faz hoje”.

Moradora de Brejo Grande, a professora Bárbara Serra também enfatizou a importância da rodovia para o desenvolvimento local. "É muito importante para que a nossa cidade possa se desenvolver melhor, que os turistas apareçam mais. Não dá para passar pela pista hoje, para viajar, a gente tem que ir por Neópolis. Então, vai ajudar bastante, com certeza".

De acordo com o prefeito de Brejo Grande, Clysmer Ferreira Bastos, a rodovia ainda ajudará a produção pesqueira e de coco da região. "É um momento de gratidão. Essa rodovia vai ajudar no escoamento da produção de camarão e da produção de coco, que geram emprego e renda para o nosso município", informou.

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), as obras fazem parte do Pró-Rodovias, dentro do Programa de Recuperação da Economia – Avança Sergipe. "É motivo de alegria e de orgulho fazer parte desse governo. Orientei a empresa que comece logo a obra, com todo cuidado e estudos necessários" pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.

A rodovia compreende 8 m de largura, sendo 6 m de pista de rolamento e 2 m de acostamentos. Nos serviços serão utilizados 19.200,00 t de Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ).

"Muito obrigada, Belivaldo, em nome do povo de Pacatuba. Uma obra que irá movimentar ainda mais o nosso turismo, uma área com um grande potencial turístico, então é uma obra muito importante para o Baixo São Francisco", reforçou a prefeita de Pacatuba, Manuella Martins.

De acordo com o prefeito de Ilha das Flores, Robson Martins, a autorização da recuperação da rodovia traz alegria a toda a população da região. “Essa manhã é um dia muito importante para o povo de Ilha das Flores, Brejo Grande e todo o estado de Sergipe. Hoje é só agradecer ao senhor, governador, pelo trabalho, pela responsabilidade de está fazendo essa obra, pela importância da recuperação dessa rodovia. Ilha das Flores é muito grata ao governador Belivaldo Chagas”, concluiu.

Faixa litorânea sergipana

Já foram autorizados a reestruturação da rodovia SE-226, no trecho que liga a BR-101 a Japaratuba e Pirambu, no Leste Sergipano, com investimento de R$ 13.972.049,50, a reestruturação fomentará o turismo e a economia da região, ao oferecer mais um acesso ao litoral norte sergipano pela BR-101 e à cidade de Japaratuba. A renovação rodoviária do trecho da SE-226 entre Japaratuba e Pirambu soma-se a outra grande obra de importância estratégica para o turismo e desenvolvimento da região: a rodovia SE-100, que liga Pirambu a Pacatuba, entre os territórios Leste Sergipano e Baixo São Francisco.

As obras na rodovia Pirambu/Pacatuba (SE-100 Norte) recebem um investimento de R$ 48.456.312,76. A SE-100 Norte compreende 47km de extensão. Destes, mais de 30km estão prontos e cerca de 15km aguardam liberação dos órgãos de preservação ambiental e histórico para conclusão da rodovia. A intervenção complementará a integração de toda a faixa litorânea sergipana, de Indiaroba até Brejo Grande, através de rodovias. A estrada tem início no povoado Aguilhadas, em Pirambu, e termina na SE-429, no Povoado Atalho, em Pacatuba.

Pró Rodovias I

Por meio do Pró Rodovias I, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 330 milhões para recuperar aproximadamente 500km de rodovias em Sergipe, neste primeiro momento. A maioria das obras está pronta ou em execução. Dos 27 trechos, aproximadamente 70% estão concluídos ou em fase de conclusão.

/ Notícias / governo

Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021 às 12:45:00