Sexta-Feira, 14 de Abril de 2023 às 19:00:00
'Sergipe é aqui' leva mais de 100 serviços governamentais para o Alto Sertão Sergipano
Em sua terceira edição, Governo Itinerante chega ao município de Porto da Folha com anúncios de investimentos na melhoria do abastecimento de água, em pavimentação asfáltica, além de ações de fortalecimento da agricultura familiar

A terceira edição do programa ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 14, no município de Porto da Folha, brindou a população do Alto Sertão do estado com anúncios de importantes investimentos para melhoria do abastecimento de água na região, pavimentação asfáltica do município, além de ações de fortalecimento da agricultura familiar.

Entre as ordens de serviços assinadas pelo governador Fábio Mitidieri, três são destinadas exclusivamente a melhorar o fornecimento de água na região. A primeira delas diz respeito à ampliação do Sistema Integrado do Alto Sertão, que tem como objetivo concluir as obras de travessias, trechos de adutoras, montagens elétricas, estações elevatórias e acabamentos. Já foram investidos aproximadamente R$ 64 milhões no sistema e, para ampliação, estão sendo aplicados agora outros R$ 10.231.179,00. Quando concluído, o investimento vai beneficiar mais de 223 mil pessoas.

Outro importante investimento anunciado foi a aquisição e montagem de uma estação de tratamento de água para ampliar a oferta no Sistema Integrado do Semiárido. Localizada em Porto da Folha, a nova estação beneficiará cerca de 200 mil pessoas dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Ribeirópolis, Moita Bonita, Frei Paulo, Pinhão, Pedra Mole, Carira e Simão Dias. O investimento total na obra é de R$ 13,5 milhões.

Ainda na área de abastecimento de água, o governador Fábio Mitidieri também assinou o termo de doação de 10 mil metros de tubulação, por meio da Deso, para prefeitura de Porto da Folha, com o objetivo de ampliar o abastecimento nos povoados Serra da Cal, Miguelzinho do Alto, Linda França, Alto do Viceno e Estado.

“Hoje, a capital dos sergipanos é Porta da Folha, a rainha da vaquerama. Estamos trazendo para a população diversos anúncios de importantes investimentos, que vão ampliar e melhorar o fornecimento de água, proporcionando mais dignidade para as famílias e melhores condições para quem planta e produz. Quero agradecer o prefeito Miguel de Dr Marco, que tem sido um grande parceiro. Hoje é um dia de festa e a alegria é nossa de estarmos aqui juntinho da população buraqueira”, disse Fábio.

Mais investimentos

Além dos investimentos na melhoria do abastecimento de água, outra importante ação anunciada durante o ‘Sergipe é aqui’, em Porto da Folha, foi a autorização para o início das obras de pavimentação asfáltica em ruas da sede do município. Serão pavimentados, ao todo, cinco quilômetros de vias.

O prefeito de Porto da Folha, Miguel de Dr. Marco, agradeceu ao Governo de Sergipe por ter levado toda a estrutura para ofertar mais de cem serviços, disponibilizados por cada secretaria presente. “Minha gratidão a todas as pastas que montaram seus estandes para atender a demanda da nossa população. Quero agradecer ao governador pela assinatura de várias ordens de serviço trazidas em benefício da nossa população. Nosso governador Fábio é comprometido não só com Porto da Folha, mas com todos os municípios do estado de Sergipe”, afirmou o prefeito.

Para fortalecer a agricultura familiar, considerada uma das principais atividades produtivas da região, o Governo de Sergipe também realizou a regularização fundiária de 380 famílias do município, oportunizando segurança jurídica para que os produtores possam trabalhar com mais tranquilidade e com acesso a serviços públicos. “Essas entregas selam o nosso compromisso de proporcionar dignidade e segurança jurídica às famílias de diversas comunidades, que fazem da agricultura familiar seu único meio de subsistência”, disse o governador.

Reinauguração da Agência do Banese

Nesta 3ª edição do ‘Sergipe é aqui’, o governador Fábio também reinaugurou a Agência do Banco do Estado de Sergipe (Banese), em Porto da Folha. O prédio, que possui área total construída de 346,42 m² passou por uma reforma e ampliação, proporcionando uma melhoria interna, e oferecendo segurança e conforto a todos os cidadãos que utilizarem o local.

Dentre as mudanças realizadas no prédio, foram trocados os revestimentos interno e externo, forro, iluminação, rede hidráulica, elétrica e de lógica. A fachada também foi refeita, ganhando a identidade visual do Banese. Além disso, com a reforma, a agência ganhou acessibilidade e conseguirá atender com segurança para a Pessoa com Deficiência (PCD).

Serviços ofertados

Participaram da 3ª edição do ‘Sergipe é aqui’ servidores de mais de 20 secretarias e órgãos do Estado, ofertando mais de 150 serviços à população.

Entre os serviços disponibilizados estão: emissão de RG; exames e consultas; testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); confecção do ID Jovem; emissão de certidões negativas da Justiça Federal, Justiça estadual, quitação eleitoral e crime eleitoral; serviços de religação de água e emissão de segunda via de fatura e negociação de débitos pela Deso; consulta e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); emissão do cartão CMais; palestras e orientações voltadas ao combate à violência contra a mulher; vivências esportivas e oficinas de prática de atividade física organizadas pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel); entre outros.

/ Notícias / governo

Sexta-Feira, 14 de Abril de 2023 às 19:00:00