Quarta-Feira, 07 de Junho de 2023 às 17:15:00
Escolas públicas estaduais são hegemonia nos primeiros lugares do tiro com arco nos Jogos da Primavera
Centros de Excelência Armindo Guaraná, Ivo do Prado e Arício Fortes são destaques; Sergipe também já tem seus alunos representantes nos Jogos da Juventude 2023

A modalidade tiro com arco estreou na 39ª edição dos Jogos da Primavera com uma competição acirrada realizada nesta quarta-feira, 7, na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, em Aracaju. O pódio ficou com a escola pública estadual: em 1º lugar o Centro de Excelência Armindo Guaraná (São Cristóvão); em 2ª lugar, o Centro de Excelência Ivo do Prado (Aracaju) e em 3ª lugar, o Centro de Excelência Arício Fortes (Aracaju).

Os destaques individuais com medalhas de ouro foram conquistados pelos alunos Ellen Gabrielly dos Santos, do Ivo do Prado, e Eddie Harisson dos Santos Cardoso, do Arício Fortes. Com a conquista, os atletas garantiram afivelar as malas para estrear nos Jogos da Juventude 2023, que acontecerão no período de 1º a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Ellen Gabrielly terá dupla participação nos Jogos da Juventude deste ano por ser classificada também em 1º lugar na ginástica artística.

A equipe do Armindo Guaraná, pioneira no treinamento do tiro com arco na rede estadual de ensino, levou a melhor como campeã por equipe, participando com cinco alunas e quatro alunos. Guilherme Eduardo Fonseca Santana recebeu a prata no masculino, e as atletas Raquel Barbosa Severo e Jadini Diniz Fernandes Gomes ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, no feminino.

Formando campeões

O projeto do Centro de Excelência Armindo Guaraná intitulado ‘Arqueando Campeões Olímpicos e Paraolímpicos’ foi iniciado há cerca de dois meses, com o objetivo de levar a modalidade esportiva tiro com arco nas categorias masculina e feminina, A e B, nas modalidades olímpica e paralímpica, aos alunos das escolas do estado de Sergipe, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Secretaria do Esporte e Lazer (Seel).

O medalhista de prata Guilherme Duarte destaca que esse incentivo à prática esportiva pode revelar grandes atletas. Ele ressalta que pretende continuar participando no esporte.

O professor Anderson Melo de Almeida conta o motivo de implantar, já que o tiro com arco é novidade nas competições de Sergipe, mas já é uma realidade fora do Estado. “Eu vi a necessidade de levar esses alunos a um esporte que até então não se via praticar na escola pública do nosso estado. Já na primeira participação oficial a gente vem com bons resultados”, disse.

O professor Erick Leite, delegado técnico na modalidade, expressa o espírito esportivo na competição, destacando que o tiro com arco é uma modalidade esportiva e olímpica que exige concentração, desempenho e foco.

Jogos da Primavera

Em sua 39ª edição, os Jogos da Primavera chegam à fase final da competição, encerrando no sábado, 17, com cerimônia de encerramento e apagando a tocha olímpica. Os vencedores de cada modalidade ganham vaga para a disputa nacional, denominada Jogos da Juventude, que acontecerão em Ribeirão Preto (SP).

Nesta edição, os Jogos da Primavera foram considerados os maiores em número de participantes de modalidade e ficarão na história como a retomada dos grandes eventos esportivos do estado. São 10.673 estudantes atletas de 472 escolas sergipanas (públicas e privadas), superando o ano passado, quando 270 escolas participaram da competição, 125 das quais são da rede estadual.

/ Notícias / esporte-lazer

Quarta-Feira, 07 de Junho de 2023 às 17:15:00