Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022 às 16:15:00
Vencedores do II Concurso Cultural, Artístico e Literário Escola Mais Segura são premiados

A última cerimônia de premiação do II Concurso Cultural, Artístico e Literário Escola Mais Segura: Um cuida do outro foi realizada nesta quarta-feira (30), na Escola Estadual São José, localizada no município de Malhador. As alunas Adrielly Nascimento de Melo e Ana Cecília Santos de Jesus, vencedoras nas categorias criação literária e artes visuais, respectivamente, foram agraciadas cada uma com um Smartphone Galaxy A01 - core DT, e a professora orientadora Cátia Matias do Santos ganhou dois kits contendo HD Externo Adata 1TB e um Ring Light de mesa, com tripé.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Seduc/Dase), em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT/SE) e Ministério Público de Sergipe (MPSE), o concurso teve como principal objetivo promover a reflexão, no âmbito das escolas, sobre o “Protocolo de Retorno” às aulas presenciais, como forma de divulgação, conhecimento e prática das normas estabelecidas no mesmo, na tentativa de evitar possíveis contaminações pela covid-19 na volta das atividades educacionais. A iniciativa foi direcionada aos estudantes da rede estadual matriculados no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.

De acordo com a chefe do Serviço de Projetos Escolares Para os Direitos Humanos (Sepedh/Dase), professora Adriane Damascena, que esteve na Escola Estadual São José para a entrega dos prêmios, alunos das 322 escolas estaduais participaram do concurso. Durante a cerimônia, ela conversou com a comunidade sobre o engajamento e comprometimento com os projetos. “É importante que a escola esteja envolvida e ciente da importância dos protocolos e dos cuidados para impedir a disseminação do vírus”, salientou. Também participaram da cerimônia a gestora da DRE 3, Daniela Silva, e a técnica do Sepedh, Nadja Bispo.

A aluna Adrielly Nascimento, do 5º ano, conquistou o primeiro lugar geral no concurso com uma poesia sobre os cuidados e proteção contra o coronavírus. “A minha ideia foi chamar a atenção para a importância do uso de máscara, de se proteger, porque o vírus é muito perigoso, todo cuidado é importante”, disse ela, orgulhosa do resultado. Quem também estava feliz com o prêmio e a participação no concurso foi a aluna Ana Cecília Santos de Jesus, também do 5º ano, que ficou em segundo lugar geral com uma pintura. “Eu quis demonstrar no meu trabalho um mundo sem covid, com as pessoas com saúde e protegidas”, disse.

Para a professora Cátia Matias do Santos, que orientou as duas alunas da Escola Estadual São José, ações desse segmento impulsionam o processo criativo da comunidade estudantil. Sobre o tema concurso, ela falou que é fundamental, “não somente por conta do período de covid, mas também pelos cuidados com o meio ambiente, com a escola, com a saúde do próprio corpo, do respeito e responsabilidade, de entender que quando eu cuido do outro, eu cuido de mim mesmo”, destacou.

A diretora da unidade escolar, professora Ana Paula Mendonça de Souza, também falou orgulhosa do resultado. “Para a gente é uma alegria muito grande ter duas alunas vencedoras. Somos uma escola que está sempre envolvida nesses concursos e em outras competições. É uma forma de colocar em evidência o potencial e talento dos nossos estudantes”, finalizou.

Premiados

O concurso, ao todo, premiou seis estudantes e cinco professoras orientadoras. Confira a lista completa dos premiados:

Categoria Criação em Artes Visuais

1º lugar: Geovanna Santos Dionísio = 3º ano do ensino fundamental

Edjane Alves Bezerra Campos (professora orientadora);

2º lugar: Ana Cecília Santos de Jesus - 5º ano do ensino fundamental

3º lugar: Wallace Santos de Jesus - 5º ano do ensino fundamental

Vaneide Costa Rabelo Leal (professora orientadora);

Categoria Criação Literária

1º lugar: Adrielly Nascimento de Melo - 5º ano do ensino fundamental

2º lugar: Jammily Carvalho Bispo - 5º ano do ensino fundamental

Ladyjane dos Santos (professora orientadora);

3º lugar: Luna Iasmin Santos Oliveira - 5º ano do ensino fundamental

Jaqueline Bispo dos Santos (professora orientadora).

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022 às 16:15:00

Premiados

Categoria Criação em Artes Visuais

1º lugar: Geovanna Santos Dionísio = 3º ano do ensino fundamental

Edjane Alves Bezerra Campos (professora orientadora);

2º lugar: Ana Cecília Santos de Jesus - 5º ano do ensino fundamental

3º lugar: Wallace Santos de Jesus - 5º ano do ensino fundamental

Vaneide Costa Rabelo Leal (professora orientadora);

Categoria Criação Literária

1º lugar: Adrielly Nascimento de Melo - 5º ano do ensino fundamental

2º lugar: Jammily Carvalho Bispo - 5º ano do ensino fundamental

Ladyjane dos Santos (professora orientadora);

3º lugar: Luna Iasmin Santos Oliveira - 5º ano do ensino fundamental

Jaqueline Bispo dos Santos (professora orientadora).