Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2021 às 13:45:00
Técnicos da Seduc participam de semana formativa sobre acompanhamento pedagógico do Programa Alfabetizar pra Valer

Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) que atuam no Programa Alfabetizar pra Valer (PAPV) estão participando, durante essa semana, de um workshop educacional sobre acompanhamento pedagógico ofertado por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) da Associação Bem Comum, instituição que apoia a rede estadual de ensino na implementação do programa de alfabetização em regime de colaboração com os 75 municípios sergipanos. Nesta quarta-feira, 10, o encontro aconteceu na sede da Seduc, com a realização de palestras, dinâmicas, entre outras atividades.

De acordo com a professora Andréa Dantas, diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), dentre as ações que estão sendo realizadas nesta semana, “promovemos uma visita técnica de acompanhamento do PAPV e das ações em regime de colaboração na sede da Diretoria Regional de Educação 6 (DRE 6) e em Santana do São Francisco, com um momento de formação para a equipe do município”, informou. Na Seduc, a formação é direcionada aos servidores da Ascam, “que integram a equipe gestora do Alfabetizar pra Valer, e temos também a participação dos dois pontos focais do programa no Departamento de Educação (DED)”, completou.

A coordenadora de implementação da Associação Bem Comum, Maria Vera Vasconcelos, destacou que a proposta de formação está alinhada de acordo com a realidade de Sergipe. “É isso que estamos fazendo hoje pela manhã: a gente vai discutindo para adequar a experiência de cada estado, como é que o estado vai acompanhar as ações do programa, a partir de 2022. No período da tarde, a gente vai se reunir com o secretário Josué Modesto para conversar sobre os pontos de atenção do programa. Nosso objetivo principal é ajudar o estado a pensar uma proposta de acompanhamento e assessoria técnica aos municípios”.

Durante visita ao Baixo São Francisco, a equipe da Associação Bem Comum esteve reunida com o diretor da DRE 6, professor Max Cardoso Silva; o prefeito de Santana de São Francisco, Ricardo Roriz; a primeira- dama, Renata Roriz; e a secretária de Educação do município, Svetlania Ribeiro. “Discutimos diversos assuntos pertinentes ao progresso na qualidade da educação em nossa região, estratégias para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas à melhoria da didática e aperfeiçoamento de metodologias inovadoras. Além disso, debatemos o regime de colaboração entre estado e município, o Programa Alfabetizar pra Valer, a Avaliação de Fluência e o Saese, o Saeb, entre outros temas relevantes”, finalizou Max Cardoso.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2021 às 13:45:00