A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) iniciou nesta terça-feira (22), o ciclo de trilhas formativas com foco em avaliação, tendo como público-alvo os técnicos pedagógicos da pasta. Ocorrendo na modalidade a distância e presencial obedecendo os protolocos de segurança sanitária, a capacitação contempla profissionais da Coordenaria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), Departamento de Educação (DED), Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti) e Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam).
As trilhas estão fundamentadas nos seguintes objetivos: levantar opiniões, hipóteses e/ou conhecimento prévio do grupo sobre a importância da qualidade dos instrumentos de avaliação, mediação de resultados e uso de dados; refletir sobre o propósito, as evidências e a validade da Avaliação para a Aprendizagem; fortalecer as finalidades formativa e diagnóstica por meio dos instrumentos da Avaliação para a Aprendizagem; além de orientações para o uso da plataforma de Apoio à Verificação da Aprendizagem, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).
De acordo com a coordenadora do Ceave, professora Joniely Cruz, os encontros irão acontecer todas as terças-feiras, com duração de três horas. “Hoje iniciamos nossa Trilha Formativa com as equipes pedagógicas da Seduc e na sequência ofereceremos para a rede. Vamos fortalecer as equipes centrais para construirmos uma Política de Avaliação na Rede e disseminar nos espaços educacionais”, disse.
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) iniciou nesta terça-feira (22), o ciclo de trilhas formativas com foco em avaliação, tendo como público-alvo os técnicos pedagógicos da pasta. Ocorrendo na modalidade a distância e presencial obedecendo os protolocos de segurança sanitária, a capacitação contempla profissionais da Coordenaria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), Departamento de Educação (DED), Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti) e Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam).
As trilhas estão fundamentadas nos seguintes objetivos: levantar opiniões, hipóteses e/ou conhecimento prévio do grupo sobre a importância da qualidade dos instrumentos de avaliação, mediação de resultados e uso de dados; refletir sobre o propósito, as evidências e a validade da Avaliação para a Aprendizagem; fortalecer as finalidades formativa e diagnóstica por meio dos instrumentos da Avaliação para a Aprendizagem; além de orientações para o uso da plataforma de Apoio à Verificação da Aprendizagem, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).
De acordo com a coordenadora do Ceave, professora Joniely Cruz, os encontros irão acontecer todas as terças-feiras, com duração de três horas. “Hoje iniciamos nossa Trilha Formativa com as equipes pedagógicas da Seduc e na sequência ofereceremos para a rede. Vamos fortalecer as equipes centrais para construirmos uma Política de Avaliação na Rede e disseminar nos espaços educacionais”, disse.