Notícias
Notícias
Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022 às 16:15:00
Sustentabilidade em Ação” é tema de evento realizado pela Escola Estadual José de Alencar Cardoso
O foco do evento deu-se a partir dos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.

A Escola Estadual José de Alencar Cardoso, localizada no bairro Bugio, em Aracaju, realizou no dia 20 de maio o evento intitulado “Sustentabilidade em Ação”, direcionado para os estudantes do 9º ano. A iniciativa global faz parte da política de responsabilidade social da empresa Schlumberger, sob os temas preservação do meio ambiente, reciclagem de produtos descartados, uso e descarte dos resíduos sólidos, pilares da sustentabilidade e educação ambiental. 

O evento contou com as palestras ministradas por Socorro Soares dos Santos Alves, diretora financeira da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) e representante nacional dos catadores de Sergipe; e pelos técnicos Charlan Douglas Santos e José Rene Teixeira, da Schlumberger Brasil, empresa multinacional presente em mais de 85 países, a qual tem como política a responsabilidade social no desenvolvimento de ações de sustentabilidade. 

De acordo com a idealizadora e coordenadora da atividade, professora Paloma Silva Santos, que leciona a disciplina Geografia, o foco do evento deu-se a partir dos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. “Um momento como esse é muito significativo para nossos alunos. Eles gostam e participam bastante quando promovemos eventos, projetos e aulas mais dinâmicas, com metodologias significativas. Foi muito proveitoso para todos eles porque aprenderam de forma concreta sobre reciclagem e o destino dos materiais que são descartados. Além disso, aprenderam sobre os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental), reforçando assuntos estudados na sala de aula, sobretudo nas aulas de Geografia”, acentuou.  

O técnico Charlan Douglas, um dos palestrantes do evento, expressou a satisfação em colaborar nesta atividade educativa e lúdica no Alencar Cardoso. “Foi muito gratificante para nós que fazemos parte desta empresa falar um pouco sobre as ações que ela desenvolve com o objetivo de diminuir um pouco do impacto socioambiental das atividades que realizamos. Tendo em vista que nossas atividades são realizadas, necessariamente, com uma energia suja, é importante deixarmos claro que temos uma preocupação em reduzir os impactos socioambientais provocados na comunidade onde estamos inseridos", relatou. 

Para a estudante Thauanny Mikaelly Silva Batista Santos, do 9º ano, o evento promoveu a valorização do meio ambiente desde os primeiros anos de vida. “Eu aprendi a valorizar mais o meio ambiente, pois quando pequenos nós não fomos ensinados a preservar e cuidar dele. Então eu aprendi realmente como usar os resíduos sólidos e descartá-los do jeito certo. Esse projeto é muito importante porque nos ensina e nos sensibiliza sobre como devemos descartar o lixo de maneira adequada. Aprendemos também que existem empresas e entidades, a exemplo da Schlumberger e CARE, que contribuem bastante para a sustentabilidade e reciclagem”, acentuou.     

Já a aluna Eduarda Felipe Barbosa, também do 9º ano, viveu uma ótima experiência com a empresa Schlumberger e com a CARE. “Aprendemos sobre como a reciclagem é muito importante e como ela influencia em nossas vidas. Aprendemos também o que podemos fazer para reduzir os danos ao meio ambiente, vistos nos três pilares: social, econômico e ambiental. Foi uma oportunidade excelente porque vimos como são organizados os produtos para serem reciclados e porque fomos devidamente orientados a fazer a coleta seletiva”, disse.

Depois das exposições dos palestrantes foi realizada uma atividade interativa por meio de um jogo de perguntas e respostas com os alunos a respeito dos assuntos abordados. À medida que os alunos acertavam a resposta de uma pergunta, ganhavam um copo de fibra de bambu, 100% biodegradável, com tampa e orifício para inserção de canudo. No momento em que os estudantes participantes comentaram sobre a economia de água, também ganharam uma squezze, uma garrafinha de água, produzida com material reciclado, objetivando visualizar quanto de água é utilizada para produzir um copo descartável; o quanto de água se gasta para produzir outros produtos, como por exemplo a carne bovina. 

Ao fim da atividade educativa, foi oferecido aos alunos um lanche à base de sanduíche natural, sucos de fruta e salada de frutas. Em alguns locais da escola e nas salas de aula foram instaladas lixeiras coloridas e fabricadas com  materiais oriundos de resíduos sólidos

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sustentabilidade em Ação” é tema de evento realizado pela Escola Estadual José de Alencar Cardoso
O foco do evento deu-se a partir dos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022 às 16:15:00

A Escola Estadual José de Alencar Cardoso, localizada no bairro Bugio, em Aracaju, realizou no dia 20 de maio o evento intitulado “Sustentabilidade em Ação”, direcionado para os estudantes do 9º ano. A iniciativa global faz parte da política de responsabilidade social da empresa Schlumberger, sob os temas preservação do meio ambiente, reciclagem de produtos descartados, uso e descarte dos resíduos sólidos, pilares da sustentabilidade e educação ambiental. 

O evento contou com as palestras ministradas por Socorro Soares dos Santos Alves, diretora financeira da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) e representante nacional dos catadores de Sergipe; e pelos técnicos Charlan Douglas Santos e José Rene Teixeira, da Schlumberger Brasil, empresa multinacional presente em mais de 85 países, a qual tem como política a responsabilidade social no desenvolvimento de ações de sustentabilidade. 

De acordo com a idealizadora e coordenadora da atividade, professora Paloma Silva Santos, que leciona a disciplina Geografia, o foco do evento deu-se a partir dos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. “Um momento como esse é muito significativo para nossos alunos. Eles gostam e participam bastante quando promovemos eventos, projetos e aulas mais dinâmicas, com metodologias significativas. Foi muito proveitoso para todos eles porque aprenderam de forma concreta sobre reciclagem e o destino dos materiais que são descartados. Além disso, aprenderam sobre os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental), reforçando assuntos estudados na sala de aula, sobretudo nas aulas de Geografia”, acentuou.  

O técnico Charlan Douglas, um dos palestrantes do evento, expressou a satisfação em colaborar nesta atividade educativa e lúdica no Alencar Cardoso. “Foi muito gratificante para nós que fazemos parte desta empresa falar um pouco sobre as ações que ela desenvolve com o objetivo de diminuir um pouco do impacto socioambiental das atividades que realizamos. Tendo em vista que nossas atividades são realizadas, necessariamente, com uma energia suja, é importante deixarmos claro que temos uma preocupação em reduzir os impactos socioambientais provocados na comunidade onde estamos inseridos", relatou. 

Para a estudante Thauanny Mikaelly Silva Batista Santos, do 9º ano, o evento promoveu a valorização do meio ambiente desde os primeiros anos de vida. “Eu aprendi a valorizar mais o meio ambiente, pois quando pequenos nós não fomos ensinados a preservar e cuidar dele. Então eu aprendi realmente como usar os resíduos sólidos e descartá-los do jeito certo. Esse projeto é muito importante porque nos ensina e nos sensibiliza sobre como devemos descartar o lixo de maneira adequada. Aprendemos também que existem empresas e entidades, a exemplo da Schlumberger e CARE, que contribuem bastante para a sustentabilidade e reciclagem”, acentuou.     

Já a aluna Eduarda Felipe Barbosa, também do 9º ano, viveu uma ótima experiência com a empresa Schlumberger e com a CARE. “Aprendemos sobre como a reciclagem é muito importante e como ela influencia em nossas vidas. Aprendemos também o que podemos fazer para reduzir os danos ao meio ambiente, vistos nos três pilares: social, econômico e ambiental. Foi uma oportunidade excelente porque vimos como são organizados os produtos para serem reciclados e porque fomos devidamente orientados a fazer a coleta seletiva”, disse.

Depois das exposições dos palestrantes foi realizada uma atividade interativa por meio de um jogo de perguntas e respostas com os alunos a respeito dos assuntos abordados. À medida que os alunos acertavam a resposta de uma pergunta, ganhavam um copo de fibra de bambu, 100% biodegradável, com tampa e orifício para inserção de canudo. No momento em que os estudantes participantes comentaram sobre a economia de água, também ganharam uma squezze, uma garrafinha de água, produzida com material reciclado, objetivando visualizar quanto de água é utilizada para produzir um copo descartável; o quanto de água se gasta para produzir outros produtos, como por exemplo a carne bovina. 

Ao fim da atividade educativa, foi oferecido aos alunos um lanche à base de sanduíche natural, sucos de fruta e salada de frutas. Em alguns locais da escola e nas salas de aula foram instaladas lixeiras coloridas e fabricadas com  materiais oriundos de resíduos sólidos