Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2022 às 19:00:00
Sistema de Avaliação da Educação finaliza com mais de 82.588 alunos participantes
O bom índice de participação é o resultado do engajamento de toda a comunidade escolar, familiares e campanha de sensibilização

Cerca de 82.588 foi o total de alunos que responderam aos instrumentais e questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese), correspondendo a 86% dos 96.012 previstos. Ao todo, 989 escolas públicas de Sergipe participaram do Saese, no período de 7 a 18 de novembro. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura entra na fase de acompanhamento do processo realizado pela Fundação Cesgranrio, ou seja, o tratamento dos dados, para que em fevereiro sejam divulgados os resultados do Saese 2022.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, destaca a boa participação dos alunos e o engajamento de todos os envolvidos no processo. “Tivemos uma participação excelente das redes públicas de ensino, no geral, o que demonstra o envolvimento de todos. Diretores escolares, professores, técnicos educacionais, diretores de educação e secretários de educação, familiares e toda a mobilização, engajamento e acolhida fizeram com que tivéssemos escolas atingindo 100% de estudantes previstos e presentes no momento da avaliação, e outras com taxas acima de 80%”, destaca.

O secretário também avalia positivamente a campanha de sensibilização feita pelas escolas públicas, além do regime de colaboração com os municípios no processo de aplicação, tendo como consequência a boa aceitação da comunidade escolar.

De acordo com a diretora da Ceave, professora Joniely Cheyenne Moura Cruz, após o processo de coleta dos dados, inicia-se o tratamento para a divulgação preliminar dos resultados em plataforma específica, onde o gestor escolar acessa, analisa e valida as informações. “A previsão é de que no mês de fevereiro tenhamos os resultados finais disponibilizados na plataforma de devolutivas do Saese”, informa.

Com os dados finais do SAESE e do Censo Escolar que serão divulgados no início do ano de 2023, a Seduc, por meio da CEAVE/SEGSAE, gerará o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros índices na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais alicerçados em evidências.

Saese

Sergipe foi o vigésimo estado brasileiro a implantar um sistema próprio: o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). É a segunda vez que o Governo de Sergipe aplica os testes em larga escala de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 5º e 9º anos e Leitura para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Na primeira edição, em 2021, foram avaliados 66.715 estudantes da rede pública, além de questionários para estudantes, professores, diretores escolares, com o intuito de se avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação sergipana.

Idese

O Idese é a somação das variantes dos dados de proficiência do Saese em conjunto com os registros de fluxo apurados pelo Censo da Educação Básica, servindo assim como a referência para a premiação das escolas destaques e as escolas com maior desafio. Além de ser possível gerar o Idese, também é possível gerar outros indicadores voltados para a indução de uma educação como política de Estado e projetos e programas educacionais baseados em evidências, a exemplo do ICMS-Social.

O índice também foi base para que o Governo de Sergipe premiasse com apoio financeiro 60 escolas, além de homenagear 90 unidades de ensino das redes públicas, municípios e diretorias regionais de educação que alcançaram os melhores resultados no Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese).

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2022 às 19:00:00