Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019 às 11:45:00
Simula Enem 2019: primeiro dia de prova mobiliza estudantes dos 75 municípios de Sergipe
Avaliação acontece nos moldes do Enem, mesmos horários, conteúdos e quantidade de questões.

Neste domingo (18), os estudantes dos 75 municípios sergipanos estavam focados em um único propósito: se preparar melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi desta forma que se iniciou o primeiro dia de prova do Simula Enem 2019, uma iniciativa do Curso Pré-universitário do Governo de Sergipe, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). A avaliação acontece nos moldes do Enem, mesmos horários, conteúdos e quantidade de questões. O público-alvo são os estudantes do Preuni e os do 3º ano da Rede Estadual ou alunos em qualquer etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJAEM - da rede pública estadual.

Pouco tempo antes da abertura dos portões, as alunas do Colégio Estadual Prof. João Costa, em Aracaju, Maria Nicoly Santos e Rebeca Rocha conversavam sobre a prova. Para elas, o simulado é uma etapa importante na preparação para o Enem. “Estou estudando muito e pretendo fazer Medicina, sei que não é fácil, mas estou trabalhando nesse objetivo”, disse Nicoly. Já a estudante Rebeca conta que “o que me ajuda são os livros e a internet, também quero fazer Medicina e me especializar em Clínica-Geral”.

O estudante Eder Aragão Prado, aluno do Preuni, concluiu o ensino médio o ano passado. Através do Enem, ele pretende cursar História ou Astronomia. “São duas áreas que me fascinam, mas ainda não decidi. O Pré-universitário da Seduc tem sido importante nesse momento de preparação e com esse simulado eu tenho certeza que terei uma noção sobre o meu conhecimento acerca das áreas de conhecimento”, explicou.

Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), professora Eliane Passos, o simulado presencial é o momento de autoavaliação dos estudantes. “E nesse sentido, os coordenadores dos Polos, em posse do cartão de respostas, estão orientados a trabalhar, no cotidiano das aulas, o desempenho de cada aluno para identificar as dificuldades e ajudá-los a superar os desafios”, disse a gestora, informando que, para a realização do evento, participaram 558 profissionais, sendo 115 fiscais volantes, 304 fiscais e 39 coordenadores.

A coordenadora estadual do Pré-Universitário, professora Maria Ananízia Hora, destaca que o simulado foi organizado em parceria com todas as Diretorias Regionais de Educação (DEA/DRE’s) com o objetivo de melhor atender os estudantes nesse momento de preparação. “Foram 10.295 estudantes inscritos no Simula Enem 2019, portanto, seria necessário um trabalho muito bem articulado para que tudo saísse como o planejado. Tanto na questão do transporte quanto nas provas, elaboradas pelos nossos articuladores com questões inéditas. Então o intuito é fazer com que os estudantes saiam daqui mais preparados e com essa experiência de como será o Enem na prática”.

No primeiro dia de prova, os estudantes responderam a questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas. Também fizeram uma redação de acordo com os critérios exigidos no Enem.

Rede de apoio e acolhimento

Visitando os locais de prova, a diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Gilvânia Guimarães, fez questão de levar mensagem de apoio e incentivo aos estudantes de Aracaju. “É uma etapa que precisa de muito incentivo porque eles terão percepção de como vão proceder nos estudos até o Enem. Então a gente vem aqui trazer essa mensagem de incentivo e dizer que são capazes”, disse.

Tradicionalmente, a gestora do Colégio Estadual Tobias Barreto, professora Maria Janaína Marques da Silva, também visita os locais de prova em Aracaju para acolher os estudantes que vão fazer a prova simulada. Ela entrega um kit com água, caneta, chocolate e uma mensagem motivadora. “Eles se sentem realmente acolhidos. São estudantes esforçados e dedicados e que merecem muito o nosso apoio”, enfatizou.

Nos corredores do Centro de Excelência Dom Luciano, a contadora, Denise Santos, ajudava a filha Michele Mendonça a encontrar sua sala. Para ela, é necessário que os pais façam esse acompanhamento. “Eu sempre procurei ser presente nessas questões. Quando ela se inscreveu no Preuni, eu também me inscrevi para incentivá-la. E agora a trouxe para se preparar e ter uma noção de como será o Enem”, concluiu a mãe orgulhosa da futura Psicóloga, aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense.

Resultado

Além de simular e preparar o aluno para uma prova extensa e cansativa, como é o Enem, o resultado do Simula Enem será disponibilizado por município, por escola e por Diretoria de Educação. O exame informará as médias de cada área de conhecimento para que o estudante faça intervenções pedagógicas necessárias e se prepare melhor para o exame.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019 às 11:45:00