Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021 às 15:45:00
Setembro Amarelo: Centro de Excelência Ofenísia Freire promove workshop de práticas para melhoria da saúde mental

O Centro de Excelência Ofenísia Freire, unidade de ensino que oferta a modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral em Aracaju, realizará na próxima quarta-feira, 22, a abertura do evento “Setembro Amarelo: Ofenísia pela Vida”. A ação se estenderá até o sábado, 25, período em que os alunos da unidade de ensino terão a oportunidade de participar de cursos, rodas de conversa, palestras, atendimento psicológico, prática de yoga, entre outras atividades terapêuticas que atuem na melhoria da saúde mental. O evento será um workshop de práticas integrativas que busca se inserir na campanha de alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado no dia 10 setembro, com realização de atividades de vivências e de conscientização na escola.

A campanha, que será realizada no Centro de Excelência Ofenísia Freire, terá como público-alvo os estudantes do colégio que tenham interesse em ferramentas que os auxiliem no processo de autocuidado. A ideia é que os estudantes que participarem diretamente das vivências e dos cursos oferecidos tornem-se multiplicadores dessas práticas integrativas, ajudando seus colegas a trabalharem suas emoções e seus sentimentos em situações desafiadoras. Para isso, o projeto prevê parceria com a comunidade escolar, instituições públicas e privadas do Estado de Sergipe.

Com essa ação solidária e colaborativa, o objetivo é contribuir com a melhoria da saúde mental dos alunos, proporcionando conhecimento de ferramentas terapêuticas que eles possam utilizar de forma autônoma em seu processo de autocuidado. Dessa forma, busca-se atuar no combate aos suicídios cometidos em decorrência da depressão, assim como de outros transtornos mentais.

A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Roseane Santana Santos, explica a importância dessa ação. “Nosso objetivo principal é ajudar os alunos que neste momento estão passando por dificuldades ou algum problema relacionado à questão da saúde metal, que foi bastante afetada em decorrência desse contexto de pandemia. Nossa ideia foi trazer algumas atividades, práticas integrativas voltadas para o bem-estar desses alunos, atividades de conscientização, e mostrar como eles podem utilizar essas ferramentas para o seu autocuidado”, disse.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, criada em 2015, para aumentar a conscientização da população de todo o mundo sobre os riscos do suicídio, que está entre as 20 principais causas de morte no mundo para pessoas de todas as idades.

Programação

No primeiro dia do evento, 22, às 15h, será realizada uma roda de conversa online, com o tema “Bem-estar e saúde mental: caminhos para construir dias melhores”, ministrada pela psicóloga Milena Aragão. No dia 23, às 14h, será a vez da roda de conversa online com a temática “Ansiedade e condição humana”, com o reverendo e teólogo Alexandre de Jesus. Nessa mesma data, às 15h, a psicóloga Emília Silvia Poderoso conversará com os estudantes, também virtualmente, na roda de conversa com o tema “A lagarta e a borboleta: A transformação e seus símbolos”. No dia 24 será a vez de os alunos participarem do Curso Barras de Access para Jovens, com a pedagoga e enfermeira Rejane Santana.

O último dia da programação, 25 de setembro, contará com diversas ações. Das 9h às 12h, na sede da unidade de ensino, acontecerão, simultaneamente: Atendimento Psicológico, com o psicólogo Isaque Eduardo de Santana; palestra sobre autocuidado e automassagem Do-In (Prática), com o enfermeiro Cleômenes Barros; prática de yoga, com a advogada e coach Tatiane Goldhar; Aromatouch (suporte às emoções com os óleos essenciais), com a técnica de Aromatouch Gabriela Barros; e palestra sobre as Barras de Access, com a pedagoga e enfermeira Rejane Santana.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021 às 15:45:00