Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2019 às 17:00:00
Sergipe finaliza aplicação do Saeb nesta quarta-feira, 6
Taxa de aplicação chega a 98% nesta segunda-feira, 4, restando apenas 63 turmas realizarem a aplicação das provas

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) continua aplicando os instrumentais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) até esta quarta-feira(06), quando a previsão é chegar as 3.196 turmas previstas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Nesta segunda-feira (04), a coordenação do Saeb em Sergipe registrou 98% da taxa de aplicações concluídas, restando apenas 63 turmas a serem aplicadas no interior do Estado.

De acordo com a interlocutora do Inep e coordenadora Estadual do Saeb, Joniely Cruz, a realização do Saeb, por meio da aplicação dos instrumentais, está sendo considerada positiva em Sergipe, em comparação aos anos anteriores, já que o índice de presença chega a mais de 80% do que na última edição, além do maior comprometimento das escolas em todo o Estado. “O conhecimento dos alunos em relação às provas, a importância dada pelas escolas, a preparação, o acolhimento e a mobilização são fatores que refletirão positivamente nos resultados”, avalia.

Mesmo com o bom desempenho na aplicação dos instrumentais, Joniely Cruz enfatiza que a mobilização continua agora em torno do fluxo escolar, representado pelas taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar. “A Secretaria continua suas ações com o acompanhamento pedagógico para que possamos verificar a taxa de rendimento e, por consequência, apontar estratégias que garantam a permanência com aprendizado das nossas crianças e jovens, e que com essas intervenções, possamos diminuir os nossos índices de reprovação e consequentemente tenhamos um resultado do Ideb que represente a qualidade das redes de ensino do nosso Estado”, disse.

Saeb 2019

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, órgão executor da avaliação, realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de indicadores contextuais (formação, gestão e a realidade socioecônomica dos estudantes).

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

O resultado do Saeb e as médias de desempenho obtidas no Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Mobilização em Sergipe

A mobilização ocorre desde janeiro de 2019 com capacitações continuadas. Com a formação da comissão de mobilização estadual, foi planejada uma campanha de mídia mostrando a importância de as escolas em participarem do Saeb. Também foram realizadas reuniões com os gestores municipais e escolas particulares selecionadas, já que essas ultimas participam de forma amostral da avaliação.

As escolas realizaram oficinas para mostrar a importância de participar de forma efetiva do sistema de avaliação. Os estudantes passaram a saber o que era o Saeb, como sua escola poderia utilizar os dados coletados para planejamento e intervenções qualitativas e o quanto sua participação e engajamento faziam a diferença para sua escola. Nos dias da aplicação das provas, as unidades escolares realizaram acolhimento e envolveram as famílias e toda a comunidade escolar.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sergipe finaliza aplicação do Saeb nesta quarta-feira, 6