Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2021 às 16:00:00
Sergipe compartilha experiências sobre expansão do Ensino Médio em Tempo Integral
Estado foi representado pelo coordenador de Gestão do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seduc, Rodrigo Araújo

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) participou na manhã desta quinta-feira, 7, da 10ª reunião técnica “Rodas de Conversa”, promovida pelo Instituto Natura, com o intuito de debater o tema “Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral: Compartilhando Experiências”. Esses encontros acontecem uma vez por mês, momento em que os estados convidados expõem suas vivências e apresentam os principais desafios enfrentados durante o processo de expansão do modelo de ensino. Sergipe foi representado pelo coordenador de Gestão do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seduc, Rodrigo Araújo, que representou a coordenadora geral do NGETI, Emanoela Ramos. Participaram também representantes dos estados da Paraíba e São Paulo.

A reunião aconteceu de maneira virtual, pela plataforma Zoom, e foi mediada pela consultora da equipe do compromisso do Ensino Médio Integral do Instituto Natura, Fabiana Pedrosa. “Com a expansão do ensino médio integral no Brasil, estamos levando qualidade de ensino para a maior parte dos jovens do país. Trouxemos essa temática porque vemos que vários estados estão achando soluções e caminhos diferentes; então é importante que a gente compartilhe isso”, disse Fabiana Pedrosa em sua fala de abertura.

Ainda durante o encontro, o consultor do Instituto Natura, Yuri Oliveira, fez uma apresentação dos dados relativos à expansão do ensino médio integral no Brasil, de 2016 até esse ano de 2021. “Há conversas com os estados no sentido de trazer maior maturidade e expandir cada vez mais esse modelo de ensino. Outro ponto que chama a atenção é a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que tem como componente um mínimo de 50% das escolas e um mínimo de 25% das matrículas sendo atendidas por esse modelo de ensino até 2024. Essa meta é um grande desafio para alguns estados. Acho que vocês estão fazendo um trabalho primordial e, apesar das dificuldades do contexto da pandemia, estão fazendo um grande esforço para o atingimento dessa meta”, explicou.

Expansão em Sergipe

O coordenador de Gestão do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seduc, Rodrigo Araújo, apresentou dados relativos à expansão do ensino médio integral em Sergipe, que atualmente tem 58 unidades de ensino da rede estadual que ofertam essa modalidade de ensino. “Essa está sendo uma importante oportunidade em que a gente pode apresentar o nosso trabalho de expansão do ensino médio em tempo integral, em Sergipe, e conhecer as experiências de outros estados. É um momento de socialização e aprendizado”, disse.

Segundo Rodrigo, foi feito um estudo de cenários, interesse, demanda e capacidade de expansão por diretoria regional de educação, mostrando que há 40 escolas potenciais para a oferta. “Um dos nossos objetivos para o ano de 2022 é a ampliação de, pelo menos, mais 18 escolas de ensino médio em tempo integral, passando a ter um total de 76 unidades de ensino. Com isso, estaremos contemplando 44% do total das escolas”, afirmou ao acrescentar que plano de comunicação, consulta à comunidade escolar e adequação de infraestrutura são fundamentais para estabelecer, de forma coletiva, o programa Escola Educa Mais em Sergipe.

Ainda falando em metas, Rodrigo Araújo disse em sua apresentação que o Governo do Estado tem como objetivo chegar ao ano de 2024 com 88 escolas ofertando esse modelo de ensino, o que já alcançaria a meta do Plano Nacional de Educação. Ele fez uma explanação, também, sobre as premissas utilizadas no estudo para expansão.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2021 às 16:00:00