Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2021 às 13:00:00
Seminário "Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração" acontece nos dias 5 e 6 de outubro
O evento está com inscrições abertas e contará com a participação do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho e da professora de Poço Verde, Isabel Cristina Santos Santana

Acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro o primeiro seminário da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Seminário Parc 2021), com o tema “Compromisso de todos pela alfabetização das crianças”. O evento é direcionado a governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de educação, diretores regionais de educação, além das equipes que implementam os programas de alfabetização em cada estado pactuado ao Parc. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no endereço: hotsite.blueticket.com.br/seminarioparc2021/74

O Parc, uma iniciativa da Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, trabalha em parceria com 10 estados brasileiros na implementação de seus respectivos programas de alfabetização em regime de colaboração com os municípios. Os estados integrantes são Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

De acordo com a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios da Seduc, Andréa Dantas, desde 2019, o estado de Sergipe faz parte do Parc, por meio da implementação do Programa Alfabetizar pra Valer, presente hoje em todo o território sergipano. “Consideramos a participação de prefeitos e secretários de Educação no Seminário Parc 2021 uma reafirmação do nosso compromisso com a alfabetização enquanto agenda prioritária de gestão e uma oportunidade de realizarmos intercâmbio de boas práticas entre as equipes gestoras dos estados e municípios que compõem a parceria. Desta forma, reforçamos o convite a todos os dirigentes para se fazerem presentes nesse evento virtual”, disse.

Em Sergipe, o governo do Estado e 74 municípios estão implementando o Programa Alfabetizar pra Valer, cujos objetivos são garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribuir para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, permitindo a progressão escolar e a prevenção do abandono, da evasão e da distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização. As ações do programa contemplam os eixos de formação continuada, oferta de materiais pedagógicos complementares, qualificação da avaliação e do monitoramento de resultados educacionais, premiação das escolas com os melhores resultados, entre outros.

Programação

Os dias do evento seguem um cronograma de atividades com início às 14h até às 18h. Na próxima terça-feira, 5, acontece a abertura, seguida do painel: Impactos da pandemia na alfabetização das crianças e a perspectiva da equidade. Nesse dia, acontecem ainda debates via salas temáticas com os temas: Avaliação diagnóstica e formativa de leitura: fluência e prova padronizada; Priorização curricular e rotina pedagógica na alfabetização; Formação de professores: uma articulação entre currículo, material didático e avaliação; O financiamento educacional e as possibilidades de maior investimento na alfabetização.

No segundo dia de seminário, na quarta-feira, 6, a programação segue com a palestra sobre o papel do município e a responsabilidade da(o) prefeita(o) na alfabetização das crianças. Em seguida, os participantes serão direcionados às salas que discutirão os seguintes temas: Como potencializar a nova fase de volta à escola com os aprendizados do período de ensino não presencial; Como potencializar a nova fase de volta à escola com os aprendizados do período de ensino não presencial, com a participação do secretário da Seduc Sergipe, Josué Modesto, e a professora de Poço Verde, Isabel Cristina.

Ainda na quarta-feira, o debate continua com as temáticas: Como potencializar a nova fase de volta à escola com os aprendizados do período de ensino não presencial; e Como potencializar a nova fase de volta à escola com os aprendizados do período de ensino não presencial. Já na mesa de encerramento será discutido o tema "O Estado como indutor da alfabetização das crianças: a liderança estratégica do governante", com a participação de governadores de estados pactuados ao Parc.

A programação completa com os horários pode ser acompanhada no portal do evento: https://hotsite.blueticket.com.br/seminarioparc2021/74.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2021 às 13:00:00