Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 17:00:00
Seduc realiza Seminário para gestores e lideranças

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude (Cejuv), realizou nesta terça-feira, 31, o Seminário para Gestores da Juventude. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória e teve como objetivo promover um diálogo sobre pautas relacionadas à comunicação, liderança e protagonismo voltados para a juventude. A ideia principal foi preparar os participantes para que sejam multiplicadores da política estadual de juventude em seus municípios.

O evento contou com a participação do secretário estadual de Turismo, jornalista Sales Neto; da jovem Larissa Alves, única brasileira convidada para a Escuela Política Fratelli Tutti; e Mário Conserva, prefeito de Muribeca, o mais jovem gestor municipal do Estado. O seminário teve ainda a presença de líderes municipais que trabalham com políticas para a juventude, além de jovens empreendedores.

O diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Jorge Costa Cruz Júnior, representou o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. Para ele, é de grande relevância a mobilização dos gestores municipais e estadual na construção de uma política voltada para a juventude. “É importante frisar que os jovens são potenciais líderes e que temos de potencializar uma liderança jovem criando conexões com eles. Como gestores, é nossa obrigação sermos inspiradores para que os jovens se iniciem na política, se insiram nas organizações, a fim de que a gente faça uma transformação”, disse.

O seminário foi conduzido pelo coordenador da Cejuv, Eduardo Oliveira, que fez a apresentação de projetos estruturantes da Coordenadoria, além do lançamento da Cartilha do Grêmio Estudantil e do Plano Estadual de Educação. “Queremos que haja um alinhamento entre o Estado e os gestores municipais de juventude, que não necessariamente precisam ser dessa pasta. Podem ser assistentes sociais, da Educação, mas que de certa forma dialoguem com as políticas públicas destinadas a esse público”, acentuou Jorge Costa.

Ele disse que a Seduc quer que os gestores saiam do evento com a ideia do Plano Estadual da Juventude e com a possibilidade da criação de um Sistema Estadual de Juventude, que englobaria serviços, cursos e outras ações que são as necessidades dos jovens. Jorge explicou ainda  que futuramente serão realizadas conferências e outros momentos de consulta com os jovens.

O evento contou ainda com a participação do deputado estadual Zezinho Sobral e do representante da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Fredson Santana.

Multiplicadores

Os participantes do seminário destacaram a importância de serem multiplicadores da política estadual de educação em seus municípios. Foi o caso de Monique Elen Rodrigues de Araújo Oliveira, coordenadora da juventude de São Cristóvão. “Esse debate está sendo muito proveitoso para que a gente possa estar direcionando as nossas ações. Vamos conhecer os anseios dos protagonistas, que são os jovens, e direcionar o nosso plano municipal, para que a política seja eficaz de acordo com a realidade do nosso município”, declarou.

Já Maria Thamires, técnica pedagógica de Campo do Brito, ressaltou que é preciso olhar com mais atenção a empregabilidade dos jovens. “O mercado de trabalho hoje, apesar de haver tantas pessoas formadas, acaba não tendo tantas oportunidades. Muitos jovens se formam e não se veem na profissão em que queriam atuar. É importante a gente perceber que existe essa lacuna e saber buscar alternativas para que esses jovens se capacitem naquilo em que podem fazer um bom trabalho”, afirmou.

Para Jandson Guimarães, coordenador de juventude de Tomar do Geru, os jovens têm muitas necessidades que precisam ser atendidas. “As políticas públicas devem ser mais ativas e voltadas para a juventude, e essa é uma forma de a gente conseguir o básico para os nossos jovens, principalmente os do interior, que não têm tantas oportunidades de recursos e de trabalho. É uma forma de elevar a autoestima deles, para que venham a fazer algum curso ou alguma atividade e terem uma esperança. É gratificante estarmos aqui e podermos levar para os nossos municípios essas oportunidades”, disse.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Seduc realiza Seminário para gestores e lideranças