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Sexta-Feira, 31 de Janeiro de 2020 às 14:45:00
Seduc realiza reunião de avaliação e planejamento do ensino médio em tempo integral
Diretores e coordenadores pedagógicos das 41 unidades que ofertam a modalidade estiveram presentes

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), realizou na manhã desta sexta-feira (31), uma reunião de balanço referente a 2019 e traçou o plano de ação para 2020. Estiveram presentes diretores e coordenadores pedagógicos das 41 unidades que ofertam a modalidade. 

Os objetivos do encontro se baseiam nos resultados das ações articuladas nas escolas, com o propósito de discutir aspectos positivos e negativos durante o último ano letivo, além de expressar os principais problemas enfrentados pelos gestores e estudantes.

Segundo Rodrigo Araújo, coordenador de gestão do NGETI, a finalidade de reunir os gestores concentrou na ideia de identificar as causas e como eles poderem promover o planejamento nas escolas. “A gente está falando dos ganhos dentro do abandono escolar, e os problemas que tivemos na primeira série, para que a gente consiga avançar nesses nós que em 2019 não conseguimos resolver”. 

Além das discussões acerca das atividades realizadas durante 2019, a reunião conduziu os primeiros passos para o plano de ação do ano letivo 2020. A presença dos diretores e coordenadores pretende provocar a apropriação da ferramenta que vai nortear os objetivos para todo ano de 2020 e alinhar o fazer pedagógico, explica Rodrigo.   

Imersa em um ano de dificuldades em virtude de eventualidades naturalmente ocasionadas pela reforma estrutural do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, a coordenadora pedagógica da unidade, Maria da Conceição Resende, enxerga em 2020 um cenário de sucesso para os estudantes que lá se qualificam para a vida e para os agentes de educação que se dedicam ao ensino. “Estamos na nossa casa, os professores estão melhor acomodados e os alunos estão com uma escola mais estruturada, então o desafio é o de monitoramento de um trabalho que já é muito eficiente”, concluiu. 

Para o coordenador pedagógico do Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, localizado em Aracaju, Vanilson de Santana, a ocasião é de compartilhar os resultados consolidados daquilo que foi abordado no ano que passou. “Agora, eles estão trazendo novas estratégias daqueles pontos que nós atingimos para tentar melhorar, e para o que não conseguimos, tentar alavancar o índice de aprovação, convivência e projeto de vida do aluno”, enfatizou Vanilson, referindo-se ao apoio pedagógico executado pelo NGETI. 

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Seduc realiza reunião de avaliação e planejamento do ensino médio em tempo integral
Diretores e coordenadores pedagógicos das 41 unidades que ofertam a modalidade estiveram presentes
Sexta-Feira, 31 de Janeiro de 2020 às 14:45:00

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), realizou na manhã desta sexta-feira (31), uma reunião de balanço referente a 2019 e traçou o plano de ação para 2020. Estiveram presentes diretores e coordenadores pedagógicos das 41 unidades que ofertam a modalidade. 

Os objetivos do encontro se baseiam nos resultados das ações articuladas nas escolas, com o propósito de discutir aspectos positivos e negativos durante o último ano letivo, além de expressar os principais problemas enfrentados pelos gestores e estudantes.

Segundo Rodrigo Araújo, coordenador de gestão do NGETI, a finalidade de reunir os gestores concentrou na ideia de identificar as causas e como eles poderem promover o planejamento nas escolas. “A gente está falando dos ganhos dentro do abandono escolar, e os problemas que tivemos na primeira série, para que a gente consiga avançar nesses nós que em 2019 não conseguimos resolver”. 

Além das discussões acerca das atividades realizadas durante 2019, a reunião conduziu os primeiros passos para o plano de ação do ano letivo 2020. A presença dos diretores e coordenadores pretende provocar a apropriação da ferramenta que vai nortear os objetivos para todo ano de 2020 e alinhar o fazer pedagógico, explica Rodrigo.   

Imersa em um ano de dificuldades em virtude de eventualidades naturalmente ocasionadas pela reforma estrutural do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, a coordenadora pedagógica da unidade, Maria da Conceição Resende, enxerga em 2020 um cenário de sucesso para os estudantes que lá se qualificam para a vida e para os agentes de educação que se dedicam ao ensino. “Estamos na nossa casa, os professores estão melhor acomodados e os alunos estão com uma escola mais estruturada, então o desafio é o de monitoramento de um trabalho que já é muito eficiente”, concluiu. 

Para o coordenador pedagógico do Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, localizado em Aracaju, Vanilson de Santana, a ocasião é de compartilhar os resultados consolidados daquilo que foi abordado no ano que passou. “Agora, eles estão trazendo novas estratégias daqueles pontos que nós atingimos para tentar melhorar, e para o que não conseguimos, tentar alavancar o índice de aprovação, convivência e projeto de vida do aluno”, enfatizou Vanilson, referindo-se ao apoio pedagógico executado pelo NGETI.