Terça-Feira, 21 de Dezembro de 2021 às 16:30:00
Seduc promove oficina de orientações pedagógicas sobre o Novo Ensino Médio para as escolas de Tempo Integral
A oficina envolveu coordenadores pedagógicos das 58 unidades que ofertam o EMTI na rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) promoveu nesta terça-feira, 21, uma oficina de orientações pedagógicas sobre o Novo Ensino Médio no contexto das escolas de ensino médio em tempo integral, cujo público-alvo foram  os coordenadores pedagógicos das 58 unidades que ofertam o EMTI na rede estadual. Dentre os assuntos, as equipes discutiram as eletivas de pré-aprofundamento, distribuição de carga horária e avaliação. A reunião aconteceu na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação em Tempo Integral (Ngeti), professora Licia Martha Daniel Oliveira, a oficina tem como objetivo fomentar as equipes quanto às novas diretrizes do Novo Ensino Médio. “A gente vem fazendo uma série de ações pontuais, até chegar a nossa formação inicial, que a gente tem uma semana de encontros para o Novo Ensino Médio, como já é de praxe no Integral. Especificamente hoje, vamos discutir as eletivas de pré-aprofundamento, que são disciplinas do EMTI, nas quais os alunos podem experimentar como serão os itinerário formativos, antes de fazer a escolha que ele vai trilhar pelo caminho do Novo Ensino Médio. Também traremos a locação de professores nessas disciplinas e distribuição de horários de forma prática”.

No que refere à avaliação, ela explicou como se dará a condução desse instrumento durante a oficina. “A avaliação a partir de agora não é por componente curricular; é feita por área. Então é importante que as equipes saibam como avaliar nesse contexto diário e, principalmente, sendo uma avaliação processual, na qual o aluno é avaliado desde o primeiro dia de aula: todas as ações são válidas, então a gente deixa aquela avaliação somativa para ter uma avaliação formativa. É importante destacar a avaliação socioemocional. Nesse processo teremos as evoluções cognitiva e emocional, nas quais a gente dá ferramentas para que o aluno desenvolva as habilidades para o seu desenvolvimento integral”, completou Licia Oliveira.

Para a professora Maria Aparecida de Lima Nunes, coordenadora pedagógica do Centro de Excelência Barão de Mauá, em Aracaju, a oficina se faz necessária nesta ocasião, visto que o Novo Ensino Médio já vem se consolidando na rede estadual. “É essencial esse tipo de formação entre as equipes escolares. Em 2022 trabalharemos com uma nova matriz curricular, e a gente precisa distribuir as turmas de forma correta, e orientar adequadamente os professores, que têm habilidades para trabalhar com determinadas eletivas, com projeto de vida, com orientação de estudos”, declarou ela, elogiando e agradecendo o trabalho do Ngeti, junto às escolas.

O coordenador pedagógico do Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, professor Gladston dos Santos, falou da expectativa para a formação e avaliou como importante. “A gente vai aprofundar ainda mais todo o percurso que estamos construindo sobre o Novo Ensino Médio, e hoje, mais precisamente sobre as eletivas e desenvolvimento das cargas horárias. Então essas formações são de suma importância para dar o suporte necessário de que o Ensino Médio em Tempo Integral necessita”, disse.

Nesse primeiro momento participam da oficina de orientação pedagógica do Novo Ensino Médio apenas as equipes de 58 unidades do EMTI, e posteriormente chegaremos às 14 novas escolas que começam a ofertar o ensino médio em tempo integral em 2022. “Já está sendo programada para o mês de fevereiro uma extensa agenda formativa com essas escolas, contemplando temas específicos. Nosso ciclo de formação acontece durante o ano inteiro; ou seja, o professor que é do integral sempre está recebendo capacitação”, concluiu a coordenadora pedagógica do Negti, Lícia Oliveira.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 21 de Dezembro de 2021 às 16:30:00