Terça-Feira, 17 de Maio de 2022 às 12:45:00
Seduc promove melhorias no Diário Eletrônico de Classe
Por meio do diário, os professores registram as presenças e ausências dos alunos, notas de avaliações, assuntos abordados em sala de aula, entre outras informações

O Diário Eletrônico de Classe, que começou a ser implantado pelo Governo de Sergipe em 2015, é uma ferramenta que vem facilitando o trabalho dos professores da rede estadual de ensino. Através dele, os professores registram as presenças e ausências dos alunos, notas de avaliações, assuntos abordados em sala de aula, entre outras informações. Nos últimos anos, e em especial do último semestre para cá, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) tem promovido uma série de melhorias na ferramenta, para auxiliar no acompanhamento do preenchimento das informações.

De acordo com Sávio Gabriel, técnico da Assessoria de Tecnologia e Informática (Astin/Sergipetec), as melhorias vieram da necessidade que as escolas tinham em fazer um melhor acompanhamento do preenchimento do diário eletrônico. Preocupada com essa demanda, a Seduc fez uma parceria com o Instituto Sonho Grande e, em um trabalho conjunto com outros setores e departamentos da secretaria, desenvolveu, dentro do diário, um painel, através do qual é possível extrair diversas informações do diário de classe, por meio de gráficos, números e porcentagens. O painel foi implantado durante os últimos seis meses, inclusive com o apoio de algumas escolas selecionadas para que fosse testado. No início deste ano letivo de 2022, a melhoria já foi disponibilizada para todas as escolas.

O correto preenchimento do diário eletrônico vai gerar uma série de indicadores que serão úteis para as escolas, como explica Sávio Gabriel. “ O ganho maior é a melhor possibilidade de acompanhamento. O Diário Eletrônico é a ferramenta que o professor usa para registrar a frequência e as notas dos alunos, entre outras informações. Se a gente tem um diário preenchido, subtende-se que vamos ter informações referentes à frequência dos alunos. Isso vai auxiliar no trabalho de outros setores e serviços, como por exemplo, na realização da Busca Ativa”, disse.

Através do painel do diário eletrônico é possível também conhecer a realidade de cada escola em relação a quantidade de alunos em risco de evasão, seguindo alguns critérios em relação a quantidade de faltas. Esse acompanhamento pode ser feito em nível de Seduc, Diretoria Regional de Educação e escola, e os indicadores são gerados através das informações que são inseridas pelos professores, ao preencherem o diário eletrônico de classe.

Acompanhamento

O diretor da Assessoria de Tecnologia e Informática (Astin/Sergipetec), Alexandre Veras, destaca que o novo painel do Diário Eletrônico é uma ferramenta que pode ser manuseada em qualquer dispositivo móvel e que trará facilidades para os gestores da Educação e professores da rede estadual. “Ele está disponível hoje para todos os gestores acompanharem a evolução do diário, através dos seus planejamentos, da sua frequência, do seu preenchimento. E a partir dos relatórios que são gerados, podem ter um feedback praticamente diário, corrigir alguns desvios e acompanhar mais efetivamente o aprendizado dos alunos”, explicou. Alexandre lembrou ainda que a Seduc, juntamente com professores parceiros, está confeccionando manuais de uso do Diário Eletrônico. “Temos parceiros para a construção desses manuais, que são os professores da rede estadual Fabiano Oliveira e Tadeu Sales. Eles gravaram vídeos que estão disponíveis no canal da Seduc no YouTube. Então todo professor que tiver alguma dúvida sobre o preenchimento do diário eletrônico pode ir lá e obter todas as informações lá. É mais uma ferramenta que a Seduc disponibiliza aos professores para facilitar o seu dia a dia”, disse.

O novo painel foi desenvolvido pela Astin, em parceria com o Instituto Sonho Grande, e com a colaboração dos diversos departamentos da Seduc, como por exemplo, o Departamento de Inspeção Escolar (Dies) e o Departamento de Educação (DED).

Outro colaborador foi o professor Cláudio Macedo, chefe da Assessoria do Desenvolvimento Institucional e Monitoramento de Políticas Educacionais (ADIMPTE/Seduc). “Esse painel permite o acompanhamento da evolução diária dos principais indicadores pedagógicos dos estudantes, como os níveis aceitáveis de fluência em leitura para o 1º, 2º e 3º anos, distorção idade-série para o ensino fundamental e o ensino médio, diários preenchidos, e estudantes em risco escolar. Todos esses dados podem ser monitorados diariamente viabilizando intervenções dos gestores pedagógicos das escolas, das diretorias de educação e da Seduc. Em síntese, o Painel ajuda a tornar cada uma de nossas escolas em uma ‘escola boa’”, disse.

O professor Tadeu Sales, que atualmente é coordenador pedagógico do Centro de Excelência Leandro Maciel, de Rosário do Catete, foi um dos colaboradores que gravaram vídeos com o tutorial sobre o preenchimento do Diário Eletrônico. Para ele, o novo painel do Diário Eletrônico tornou-se uma ferramenta indispensável para um acompanhamento satisfatório dos índices de risco escolar na medida em que passa a integrar a rotina da gestão escolar, otimizando o processo de busca ativa e investigação de fatores de impacto da aprendizagem. “Os dados fornecidos permitem que gestão escolar e professores atuem em conjunto na priorização dos casos que merecem maior atenção, seja de ordem pedagógica quanto psicossocial, com o acionamento de outros setores internos da Seduc ou órgãos externos, como Conselho Tutelar, CRAS, Secretarias Municipais, entre outros”, declarou.

Acesse os tutoriais sobre o preenchimento do Diário Eletrônico:https://bit.ly/3PbyZav

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Seduc promove melhorias no Diário Eletrônico de Classe