Com um ato de acolhimento dirigido aos gestores escolares que atuam nas unidades circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, uma reunião para tratar de três avaliações educacionais a serem aplicadas nas escolas sergipanas até o fim deste ano.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) ocorrerá entre os dias 18 e 29 de outubro, com a proposta de gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) e subsidiar outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais baseados em evidências. Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicado entre os dias 8 de novembro e 10 de dezembro, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 21 e 28 de novembro.
De acordo com a diretora da DEA, professora Gilvânia Guimarães, o foco das três avaliações é a aprendizagem. “Os números que estarão no Saese, Saeb e Enem representam a aprendizagem dos estudantes matriculados nas escolas e demonstram um pouco do trabalho que vocês conseguiram executar na gestão, sem esquecer o contexto da pandemia de covid-19 a que todos foram submetidos”, disse, referindo-se aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos presentes, e destacando as metas estabelecidas no Plano do Governo de Sergipe para a Educação proposto para o quadriênio 2019–2022, por exemplo.
Diante da proximidade da aplicação das provas do Saese, no qual serão coletadas informações sobre fatores socioeconômicos, de formação docente e de complexidade da gestão, impactos da pandemia no contexto escolar, os quais podem auxiliar na compreensão do desempenho dos estudantes nos testes. Além disso, também serão aferidos os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática (Resolução de Problemas) dos alunos sergipanos, a reunião intensificou o debate em torno de estratégias de mobilização, participação e planos de comunicação priorizando as turmas de 2º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de modo que envolvam toda a comunidade escolar com o propósito de atingir pelo menos 80% dos estudantes participantes.
Para o gestor Dennis Pires Fernandes, da Escola Estadual Maria Márcia de Oliveira Moraes, localizada no bairro Bugio, as avaliações apresentarão o impacto causado pela pandemia tanto na gestão escolar quanto na vida dos estudantes e seus familiares. “A importância desses processos de avaliação é que farão com que nós entendamos qual foi o impacto de uma pandemia na relação de ensino e aprendizagem na vida desses meninos. Então o gestor, professor e toda a comunidade escolar terão de ter a sensibilidade de entender o impacto de algo que jamais se imaginou acontecer na educação”, concluiu.
A gestora Adriana Azevedo, da Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire, localizada no bairro Jabutiana, acredita que as escolas estão se preparando e que o diálogo direto com o secretário estadual de Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, compreende pontos de atenção mediante os indicadores educacionais extraídos das avaliações que serão aplicadas. “Nós temos feito muito na escola pública, e é por meio desses dados estatísticos que mostramos o nosso trabalho. O foco é multiplicarmos as ações que envolvam as avaliações por meio de todas as iniciativas que partem da Seduc”, finalizou.
Com um ato de acolhimento dirigido aos gestores escolares que atuam nas unidades circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, uma reunião para tratar de três avaliações educacionais a serem aplicadas nas escolas sergipanas até o fim deste ano.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) ocorrerá entre os dias 18 e 29 de outubro, com a proposta de gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) e subsidiar outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais baseados em evidências. Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicado entre os dias 8 de novembro e 10 de dezembro, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 21 e 28 de novembro.
De acordo com a diretora da DEA, professora Gilvânia Guimarães, o foco das três avaliações é a aprendizagem. “Os números que estarão no Saese, Saeb e Enem representam a aprendizagem dos estudantes matriculados nas escolas e demonstram um pouco do trabalho que vocês conseguiram executar na gestão, sem esquecer o contexto da pandemia de covid-19 a que todos foram submetidos”, disse, referindo-se aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos presentes, e destacando as metas estabelecidas no Plano do Governo de Sergipe para a Educação proposto para o quadriênio 2019–2022, por exemplo.
Diante da proximidade da aplicação das provas do Saese, no qual serão coletadas informações sobre fatores socioeconômicos, de formação docente e de complexidade da gestão, impactos da pandemia no contexto escolar, os quais podem auxiliar na compreensão do desempenho dos estudantes nos testes. Além disso, também serão aferidos os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática (Resolução de Problemas) dos alunos sergipanos, a reunião intensificou o debate em torno de estratégias de mobilização, participação e planos de comunicação priorizando as turmas de 2º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de modo que envolvam toda a comunidade escolar com o propósito de atingir pelo menos 80% dos estudantes participantes.
Para o gestor Dennis Pires Fernandes, da Escola Estadual Maria Márcia de Oliveira Moraes, localizada no bairro Bugio, as avaliações apresentarão o impacto causado pela pandemia tanto na gestão escolar quanto na vida dos estudantes e seus familiares. “A importância desses processos de avaliação é que farão com que nós entendamos qual foi o impacto de uma pandemia na relação de ensino e aprendizagem na vida desses meninos. Então o gestor, professor e toda a comunidade escolar terão de ter a sensibilidade de entender o impacto de algo que jamais se imaginou acontecer na educação”, concluiu.
A gestora Adriana Azevedo, da Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire, localizada no bairro Jabutiana, acredita que as escolas estão se preparando e que o diálogo direto com o secretário estadual de Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, compreende pontos de atenção mediante os indicadores educacionais extraídos das avaliações que serão aplicadas. “Nós temos feito muito na escola pública, e é por meio desses dados estatísticos que mostramos o nosso trabalho. O foco é multiplicarmos as ações que envolvam as avaliações por meio de todas as iniciativas que partem da Seduc”, finalizou.