Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2019 às 16:00:00
Seduc inicia websérie em comemoração à Semana do Professor

“Profissão que Transforma” é o nome da websérie de cinco matérias produzidas pelos repórteres da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe, como forma de homenagear os professores durante a semana deste profissional. As matérias serão publicadas no site oficial da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura a partir desta segunda-feira (14), e vão até o dia 18 de outubro. Também deverão ser acompanhadas nas redes sociais da Seduc por intermédio do @educacaose, no Instagram, e pelo Facebook.

São cinco professores que representam bem a arte de educar como vocação e ferramenta de transformação, não somente na trajetória de vida como instrumento de mudança social do educando, como também no ensino em conjunto com a pesquisa e a ciência, no cuidado com alunos com deficiência intelectual ou na educação de jovens e adultos e na educação física e esporte escolar.

“Produzimos cinco reportagens com textos e fotos de educadores que representam uma gama de mais de 9.000 professores das 340 escolas da rede estadual de Sergipe. Nossa homenagem se estende aos docentes da rede estadual, como também aos das redes municipal e particular. Afinal, ser professor é ser agente transformador em qualquer instância”, afirma Gleice Queiroz, diretora de comunicação da Seduc.

O que dizer da protagonista da primeira matéria da série, Maria de Lourdes Oliveira Almeida, professora do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, a qual, quando ainda criança, reunia suas bonecas para praticar seus ensinamentos? Representa bem a trajetória de vida de todos os professores que escolheram a arte de ensinar como uma vocação? Educadora nata desde a infância, não demorou muito para trocar a falta de reações e emoções dos seres inanimados pelo universo dos alunos de carne e ossos, em sala de aula.

Na segunda matéria da série do Dia dos Professores, a abnegação ao aprendizado e a ciência do professor de Química, Danilo Oliveira Santos, do Colégio Estadual Deputado Guido Azevedo, em Areia Branca, que representa bem os professores-cientistas de Sergipe, numa homenagem aos mestres que transformam a educação em novas possibilidades de aprendizado e motivação aliadas à prática da pesquisa.

Química com mágica, carregador de celular a partir de frutas e legumes, divulgação de experimentos químicos para as crianças, distorção de corantes a partir da casca da banana foram alguns dos projetos utilizados pelo professor nas ações do Colégio Estadual Dep. Guido Azevedo, como forma de transformar o desinteresse pela matéria em vontade de aprender, pesquisar e experimentar novas experiências.

A terceira matéria traz uma história curiosa da união entre educação e inclusão social com os professores Hellon Belmiro Sampaio Bacellar e Nichollas Andrade, ambos do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior, em Aracaju. Essa homenagem lhes é feita não somente por eles serem educadores, mas por irem além da dedicação ao ensinar. São professores abnegados ao despertar de alunos com deficiência intelectual. Os professores da educação especial estão representados nesta série.

Na quarta matéria, os professores da educação de jovens e adultos estão representados por educadores do Centro de Referência de EJA Prof. Severino Uchôa, de Aracaju. Eles ensinam e transformam o dia a dia de cada aluno que, por algum motivo, deixou os bancos da sala de aula e posteriormente retornou.

Na quinta e última matéria da série dos profissionais que transformam educandos em cidadãos, a professora de educação física Elizabeth Dias da Silva, da Escola Estadual Professora Myrian de Oliveira Melo, de Aracaju, representa os professores que unem o aprendizado corpo e mente, através da educação física na escola, exigindo não somente o esforço do intelecto como também o físico. Afinal, educar é transformar.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Seduc inicia websérie em comemoração à Semana do Professor