Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2021 às 17:00:00
Seduc desenvolve formação para professores sobre Pedagogia de Projetos associada às Metodologias Ativas na EJA

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), está finalizando neste mês a formação intitulada “Pedagogia de Projetos associada às Metodologias Ativas na EJA – Cadernos Complementares ao Currículo de Sergipe”. A ação formativa está em andamento desde o mês de julho deste ano e sua culminância está programada para o dia 30 de novembro, com uma live transmitida pelo canal da Seduc no YouTube, na qual os professores irão apresentar a excelência de seus projetos desenvolvidos em suas escolas e alinhados com a proposta do curso.

A formação tem uma carga horária de 160 horas na modalidade a distância, com momentos síncronos, na plataforma Zoom, e assíncronos, na Plataforma Moodle. Ela está dividida em três módulos: Módulo Teórico (40h), Módulo Metodológico (60h) e o Módulo Prático (60h). Atualmente estão sendo desenvolvidas as atividades do terceiro módulo, no qual os professores cursistas estão refletindo sobre os conhecimentos teóricos e metodológicos abordados nos módulos anteriores e escrevendo um projeto pedagógico associado às metodologias ativas, ancorando os eixos temáticos debatidos na formação e que são norteadores do Projeto Político Pedagógico da EJA, bem como suas relações com as competências gerais da BNCC e os princípios do Currículo de Sergipe.

O curso tem como objetivo formar professores que atuam em turmas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e coordenadores pedagógicos das escolas que ofertam essa modalidade e que atuam nas diretorias regionais de educação (DREs) para que utilizem a Pedagogia de Projetos associada às Metodologias Ativas, conforme orientam os Cadernos Complementares ao Currículo de Sergipe - Modalidades EJA.

Segundo o chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), Ibernon Alves de Macena Júnior, esta formação vem oferecer a todos os envolvidos com o processo de Educação de Jovens e Adultos da Seduc o conhecimento sobre os Cadernos Complementares da EJA ao Currículo de Sergipe, cujo objetivo é subsidiar as práticas pedagógicas dos professores da EJA na perspectiva do uso das metodologias ativas para a promoção de uma educação de qualidade, formadora de cidadãos ativos e críticos na sociedade. “Tivemos Paulo Freire como estudioso norteador das temáticas do curso, pois não podemos falar de Educação de Jovens e Adultos sem fazer uma relação com as propostas dialógicas defendidas pelo Patrono da Educação Sergipana e Brasileira, que este ano celebrou o seu centenário. Destacamos a Pedagogia da Presença e da Autonomia, que liberta e que possibilita avançar de uma curiosidade ingênua para uma curiosidade epistemológica defendida por Freire”, afirmou Ibernon.

A diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, ressalta a importância dessa formação continuada na perspectiva de promover uma educação de qualidade em Sergipe. “A prática pedagógica fundamentada e reflexiva é de suma importância quando pensamos na formação de cidadãos capazes de atuar ativamente na sociedade. E pensar uma prática pedagógica para alunos da EJA requer uma reflexão diferenciada, pois esses estudantes já têm uma caminhada e história de vida que requerem do professor uma pedagogia ainda mais dialógica e de aprender fazendo”, declarou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2021 às 17:00:00