Segunda-Feira, 27 de Junho de 2022 às 15:00:00
Seduc abre incrições para Processo Seletivo de Tradutor e Intérprete de Líbras
Os candidatos poderão concorrer a uma das 70 vagas, das quais 32 são destinadas aos profissionais com formação no ensino médio e 38 vagas para formação de nível superior.

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que visa à contratação temporária de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) /Língua Portuguesa, começam nesta terça-feira, 28, por meio do edital n° 22/2022 da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O documento pode ser acessado no portal da Seduc, na seção “Editais/Seleções”. Os candidatos poderão concorrer a uma das 70 vagas distribuídas na rede estadual de ensino, 32 das quais são destinadas aos profissionais com formação no ensino médio, e 38 vagas para formação de nível superior. O certame também versará pela formação de um cadastro reserva. As inscrições prosseguem até o dia 04 de julho.

O tradutor e intérprete de Libras com formação em ensino médio terá como atribuições: fazer tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras, e vice-versa, de todas as áreas de conhecimento do currículo nas turmas do ensino fundamental maior, bem como nas atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas dentro e fora das instituições de ensino em escolas inclusivas da rede pública estadual; intermediar a comunicação entre interlocutores surdos e ouvintes em situações do cotidiano escolar; atuar na DEA/DRE ou no CAS, acompanhando os cursos de Libras quando houver instrutor de Libras surdo lotado na DEA/DRE.

Já o tradutor e intérprete de Libras com formação em nível superior será responsável pela tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras, e vice-versa, de todas as áreas de conhecimento do currículo nas turmas de ensino médio, bem como nas atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas dentro e fora das instituições de ensino em escolas inclusivas da rede pública estadual; intermediar a comunicação entre interlocutores surdos e ouvintes em situações do cotidiano escolar; atuar nas aulas, revisões e simulados do Pré-Universitário da Seduc; atuar na DEA/DRE ou no CAS, acompanhar os cursos de Libras quando houver instrutor de Libras surdo lotado na DEA/DRE.

De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seduc (DRH), professor Jorge Costa, o prazo do contrato temporário é de um ano, o qual poderá ser renovado por igual período, garantindo assim a necessidade temporária de excepcional interesse público de contratar tais profissionais para garantir as atividades permanentes e transitórias no âmbito da rede estadual, “bem como assegurar a plena observância do princípio da continuidade dos serviços públicos prestados à coletividade”, destacou.

Segundo a chefe do Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), professora Lilian Alves, a contratação de novos profissionais garante o compromisso dos diretos aos alunos da Rede Pública da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. “Dados do Censo Escolar de 2021 apontam 180 alunos surdos ou com deficiência auditiva entre os matriculados no Ensino Regular. Por conta disso, o processo seletivo vem num bom momento, pois garante o direito do estudante surdo à acessibilidade comunicacional em Libras do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio ”, avaliou.

Inscrição

A inscrição, que estará disponível ininterruptamente, a partir das 10 horas do dia 28 de junho até às 13 horas do dia 4 de julho, deverá ser realizada exclusivamente no portal www.seduc.se.gov.br, em que constam o edital, a ficha de inscrição on-line e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição e upload da documentação. O PSS será realizado em duas etapas: a primeira consistirá na avaliação dos títulos, de caráter eliminatório e classificatório; a segunda etapa será a avaliação de provas práticas, também de caráter eliminatório e classificatório.

Para se candidatar a uma das vagas, o participante deverá comprovar os seguintes requisitos: para a função de tradutor de ensino médio, certificado de conclusão acrescido de: cursos de Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa, promovidos por instituições de ensino superior e instituições de formação continuada credenciadas por Secretarias de Educação com carga horária de 250h; ou promovidos por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda desde que o certificado seja convalidado por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação; certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa (PROLIBRAS) ou; cursos de Libras com carga horária que totalize no mínimo 250 horas.

Para a função de tradutor e intérprete em nível superior será preciso o certificado do curso superior de graduação em Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras – Língua Portuguesa, ou curso superior, acrescido de: cursos de Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa, com carga horária de 250h, de formação continuada, promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação ou promovidos por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda desde que o certificado seja convalidado por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação, ou certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa (PROLIBRAS) ou diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu, em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras/Língua Portuguesa, com carga horária mínima de 360 horas, ministrado por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Seduc abre incrições para Processo Seletivo de Tradutor e Intérprete de Líbras