Quarta-Feira, 03 de Janeiro de 2007 às 04:10:00
Secretário Lima defende uma política sistêmica de Educação
Desenvolver e incluir, estes são os dois focos principais do projeto de educação que tem como base o aluno da rede estadual de ensino, anunciado pelo recém-empossado secretário de Estado José Fernandes de Lima, em discurso feito na solenidade de transmissão de cargo realizada na tarde de hoje, 01, na sede da Secretaria de Estado da Educação - SEED

O secretário explicou que "a mudança do governo estabelecida em conseqüência do pleito eleitoral que consagrou a vitória de Marcelo Déda para o governo do Estado impõe que se faça uma ampla reflexão sobre as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em Sergipe, notadamente sobre a qualidade da educação oferecida à população".

Acesso a uma escola pública de qualidade é uma das metas do secretário José Fernandes Lima. Ele salientou que a educação deve ser encarada com uma visão sistêmica que articule todos os níveis e modalidades de ensino, que evite a falsa oposição entre ensino infantil e ensino fundamental e entre ensino básico e ensino superior e acrescentou: "a transformação da qualidade da educação pressupõe tomarmos como foco o aluno com suas potencialidades, dificuldades e necessidades".

Para o secretário, "a escola deve se tornar um espaço de produção, organização e difusão de cultura onde se realize o domínio de habilidades no campo das linguagens, da matemática, das várias ciências, onde o aluno tenha contato com as manifestações artísticas e com as condições de produção, com a técnica e com a tecnologia, onde se desenvolvam valores e onde haja um espaço propicio para o aprendizado".

O secretário José Fernandes de Lima enfatizou ainda, ser necessário promover a democratização da gestão escolar e incentivar uma maior participação da sociedade na gestão da Escola. "É fundamental investir fortemente na formação dos professores e dar condições de trabalho para que eles possam desempenhar com sucesso as suas tarefas de educadores, ampliar o debate com os professores e também com outros setores da sociedade no sentido de construirmos um novo consenso sobre o papel da nossa escola, tendo como foco o desenvolvimento intelectual do aluno", finalizou Lima.

A solenidade de transmissão de cargo foi realizada no pátio interno da Secretaria de Estado da Educação e contou com a participação do coral da SEED e da Sec-Banda. Estiveram presentes diversas autoridades, políticos, secretários de Estado e educadores, além de convidados, amigos e funcionários da secretaria.

Clique para ver as fotos
/ Notícias / educacao_cultura_esportes