Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2007 às 05:50:00
Secretário diz que Sergipe não dialogava com Ministério da Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, disse nesta sexta-feira, 9, que a Feira Música Brasil, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), contribuiu para que Sergipe desse o primeiro passo no sentido de acelerar a sua participação no Sistema Nacional da Cultura. Desde 2005 que Sergipe não participa do sistema, o que acarreta prejuízos ao desenvolvimento das ações culturais. Segundo o secretário, a gestão passada do Governo do Estado não dialogava com o Ministério da Cultura e, por causa disso, o novo governo terá de compensar o atraso, retomando o encaminhamento do termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura para inserir o Estado nos projetos de museus, bibliotecas e arquivos e nas políticas culturais do MinC.

O secretário representou o Governo do Estado no evento, que vai até domingo. Participam do encontro o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e secretários de Estado de Cultura do Nordeste e de toda a cadeia produtiva da música. O objetivo do MinC foi o de promover negócios, capacitar realizadores e debater o desenvolvimento, a qualidade e a diversidade da produção brasileira.

Para o secretário, a Feira permitiu o estabelecimento de uma nova relação do Nordeste com o Ministério da Cultura, principalmente no avanço na discussão dos projetos culturais de importância para a região. Segundo Luiz Alberto, o encontro entre os secretários de Cultura com Gilberto Gil consolidou a elaboração de uma agenda positiva em relação às solicitações da região.

Os Estados avançaram, também, na discussão da relação com os agentes financeiros, como o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica, para a ampliação das fontes de financiamento da Cultura. Luiz Alberto acrescentou que os participantes pediram ao ministro a participação das secretarias na grade de programação das emissoras públicas de televisão.

Durante a Feira Música Brasil, Gilberto Gil comunicou aos secretários que, por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as regiões Norte e Nordeste estão sendo contempladas com mais recursos financeiros do Governo Federal para a realização de projetos na área cultural de Estados e Municípios. Um dos exemplos citados pelo ministro foi o projeto Ponto de Cultura, onde a participação financeira do MinC foi elevada para dois terços. Anteriormente, Estados e o Ministério da Cultura dividiam igualmente os recursos financeiros para a execução do projeto, que tem como objetivo incentivar as manifestações culturais locais.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Secretário diz que Sergipe não dialogava com Ministério da Cultura