Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021 às 13:45:00
Secretaria promove intercâmbio de práticas exitosas da Educação Profissional e Tecnológica

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação/Serviço de Educação Profissional (DED/Sepro), iniciou na manhã desta quinta-feira, 25, a I Mostra de Práticas Exitosas da Educação Profissional e Tecnológica. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe e finalizará na sexta-feira, 26. A abertura do evento contou com uma apresentação do Conservatório de Música de Sergipe, seguida da fala da diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Muricy, representando o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana.

A ação visa valorizar, divulgar e compartilhar as práticas exitosas que ocorreram nas 15 unidades de Educação Profissional, desenvolvidas pelos professores e estudantes durante as aulas remotas. “A Educação Profissional ganhou um status muito relevante, especialmente no plano estratégico de Sergipe para a educação. Existe uma preocupação muito intensa da Seduc no fortalecimento e expansão dessa modalidade de ensino, para a gente poder ampliar as possibilidades para os nossos estudantes adolescentes. Diante de um ano tão difícil como foi 2020, a gente ter a possibilidade de compartilhar as práticas exitosas é muito importante porque valoriza o trabalho das comunidades escolares que oferecem os cursos técnicos de nível médio. Além disso, a gente fortalece Sergipe como um estado promissor para a Educação Profissional. Nós parabenizamos as escolas e a equipe do Sepro por essa iniciativa”, disse Ana Lúcia Muricy.

A coordenadora do Serviço de Educação Profissional (Sepro), Rivânia Andrade, também falou sobre a importância desse momento. “Quem faz educação profissional precisa ter teoria e prática. Para nós, o ano de 2020 foi um grande desafio, por conta do período de aulas não presenciais. Mas as equipes das escolas conseguiram se reinventar e arranjar formas de desenvolver os projetos. Eles fizeram pesquisas, conseguiram fazer visitas técnicas sem irem à escola, tudo por meio da tecnologia”, explicou.

Mostra

A I Mostra de Práticas Exitosas da Educação Profissional e Tecnológica foi dividida em dois dias, quinta e sexta-feira. Das 15 unidades de ensino, 10 irão apresentar os seus trabalhos, sendo que neste primeiro momento, cinco unidades de ensino participaram. Uma delas foi o Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, de Aracaju, que oferta os cursos técnicos em Condomínio, Restaurante e Bar, e Redes de Computadores. “Dentro dessa mostra, tivemos diversos projetos dos alunos que redundaram em Trabalhos de Conclusão de Curso”, disse o professor Ronaldo Linhares, mostrando alguns dos temas trabalhados pelos alunos, como “Saberes e Sabores: o processo de harmonização do vinho violeta”, "Noções básicas de Higienização no Figueiredo em Tempos de Pandemia”, "Gestão de Pequenos Condomínios”, entre outros, englobando os três cursos que a escola oferece. O destaque da apresentação foi o trabalho “Medidas de Prevenção contra o Novo Coronavírus em Condomínios na cidade de Aracaju”.

A professora orientadora, Maria Oliva, destacou que uma das grandes preocupações foi a de que os alunos não deixassem a prática durante o período de aulas remotas. “Montamos uma sala virtual onde os alunos pudessem recolher todos os materiais para realizar suas pesquisas. Pensamos nas habilidades de cada um dentro desse contexto, criamos grupos pequenos para que pudessem conversar e decidir a melhor maneira de sintetizar o conhecimento e trazer para o TCC”, explicou.

Outra unidade de ensino que apresentou suas práticas exitosas foi o Conservatório de Música de Sergipe, que também fica na capital. O diretor Heitor Mendonça mostrou um vídeo produzido pelos alunos dos cursos de contrabaixo, cordas, cello e percussão, em uma técnica chamada “Play Along”, na qual cada um tocou o seu instrumento em casa, separadamente, tendo uma linha musical como base, e depois cada vídeo foi editado em um só, tendo como resultado um vídeo com todos os alunos tocando a mesma música, como se fosse uma banda.

Já o Centro Estadual de Educação Profissional Ulisses Guimarães, em Umbaúba, que oferta o curso de Agronegócio integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral, mostrou os resultados da parceria feita com o Sebrae. O diretor, David Franklin Alcântara Fontes, explicou que “o curso é recém-criado, mas já é de grande serventia para a região sul de Sergipe”. O professor Fernando Vanilson explanou um pouco sobre as seis oficinas que foram resultado da parceria com o Sebrae: Viagem ao Mundo do Empreendedorismo, Laboratório de Ideias, Projeto de Vida, Porque isso é Importante, Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro, e Comunicação e Marketing. “Todas essas oficinas proporcionaram uma ampliação daquilo que já acontece dentro das quatro paredes da escola, mostrando a importância da qualificação estudantil para uma melhor colocação no mercado de trabalho”, afirmou.

As outras unidades de ensino que apresentaram projetos neste primeiro dia foram: Instituto de Educação Rui Barbosa (Aracaju) e Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas (Carmópolis). Na sexta-feira, 26, será a vez do Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida (Nossa Senhora das Dores), Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (Japoatã), Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa (Propriá), Centro Estadual de Educação Profissional Neuzice Barreto (Nossa Senhora do Socorro), e Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro (Poço Redondo).

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021 às 13:45:00