Quinta-Feira, 30 de Junho de 2022 às 14:30:00
Secretaria de Estado da Saúde encerra com sucesso a atuação nos festejos juninos de Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde esteve presente nos festejos juninos em Sergipe através do trabalho do Samu 192 Sergipe, Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária. Nos dias de festa, profissionais de saúde e técnicos atuaram para garantir assistência, cuidado e muita informação para a população sergipana e turistas.

No Arraiá do Povo, realizado na Orla de Aracaju, as equipes trabalharam todos os dias do evento. A Vigilância Sanitária fez rondas educativas com os comerciantes para garantir a segurança dos alimentos e bebidas comercializados em toda a festa. A gerente de engenharia e arquitetura da Vigilância Sanitária, Flávia Almeida, destacou a tranquilidade do evento e a boa receptividade dos comerciantes com a fiscalização.

“Foi tudo bem tranquilo porque a nossa ação principal foi educativa. Percebemos os comerciantes usando os epi’s (toucas, luvas, máscaras) na manipulação dos alimentos. O que mais encontramos de problema nos restaurantes, por causa da pressa, foi o armazenamento de bebidas com as embalagens, sem a devida higienização. Mas nós orientamos a todos sobre as práticas corretas. Não recebemos denuncias e isso foi um ótimo sinal”, disse.

A técnica também destacou que os cuidados de higiene das pessoas por causa da pandemia ajudaram na conscientização. “Havia muita preocupação com o uso de máscaras, os alimentos sempre cobertos, correta manipulação do gelo, por exemplo”, enfatizou  Flávia.

A Vigilância em Saúde

A equipe da Vigilância em Saúde da SES atuou com ações educativas e testes rápidos para detecção de IST/AIDS com a unidade móvel “Fique Sabendo”. O técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais,  da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, destacou a duas principais atuações na festa.

“Nós tivemos duas ações principais no Arraiá do Povo. A  barraca da prevenção que foi muito bem frequentada. Trouxemos muita informação sobre testes, pré-natal, transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatite. Tivemos também a demonstração da prevenção combinada, através da roleta da prevenção. Outra coisa que chamou a atenção foi totem fotográfico com a imagem da camisinha. Foi ótima essa experiência”, disse.

Na barraca também houve a exposição dos diversos tipos de preservativos que tem no país. As pessoas receberam porta camisinha, camisinha masculina e feminina, além de panfletos informativos. A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou mais de 10 mil camisinhas para distribuir no Arraiá do Povo.

“A outra ação foi a presença da unidade móvel em dois dias com testagem. Tivemos uma ótima adesão e mais de 100 pessoas foram atendidas. Foram detectados quatro casos de Sífilis e um de HIV. Todos saíram orientados e encaminhados para a atenção básica. A participação da SES  foi bastante positiva nos festejos juninos porque cumprimos o nosso papel que é o de informar, orientar em um ambiente muito agradável”, finalizou Almir.

SAMU 192 Sergipe

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), atuou diariamente com cobertura para os 75 municípios sergipanos que realizaram as festas tradicionais juninas, como também, nas rodovias federais, estaduais e municipais do estado.

No Arraiá do Povo, por exemplo, foi montado um posto médico para prestar assistência aos forrozeiros que curtiram o evento cultural. De acordo com a enfermeira do Samu, Ivana Oliveira, as ocorrências no local, em sua grande maioria, foram de baixa gravidade.

“Todos os dias no Arraiá do Povo foi tranquilo. Tivemos uma média de cinco atendimentos por dia e sempre casos leves. Estamos muito felizes por o evento foi sem violência. No Forró Caju foi um pouco mais movimentado, também pelo volume do evento, e a média foi de 50 atendimentos por dia, mas nada com gravidade”, explicou.

Nas oito noites do Arraiá do Povo foram realizados 78 atendimentos com oito remoções para hospitais de Aracaju. Já no Forró Caju foram 291 atendimentos com onze remoções nos seis dias de festa.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 30 de Junho de 2022 às 14:30:00