Terça-Feira, 24 de Maio de 2022 às 12:30:00
Saúde do servidor: Seduc promove dia de prevenção de hipertensão e diabetes
Servidores do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju, puderam realizar rastreamento de pressão arterial e testes de glicemia capilar

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau, promoveu nesta terça-feira, 24, um dia de atenção à saúde do servidor com ações de prevenção de hipertensão e diabetes. Durante toda a manhã, servidores do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju, puderam realizar rastreamento de pressão arterial e testes de glicemia capilar. A proposta é que a ação, organizada pela Divisão de Bem-Estar (Dibem/Sepes), seja estendida para todas as diretorias regionais de educação.

De acordo com o diretor do DRH, professor Jorge Costa Cruz Júnior, que é enfermeiro, a atenção à saúde e o bem-estar do servidor público também são uma prioridade da Secretaria de Estado da Educação. “A ação de hoje faz parte de uma série de atividades que iremos realizar em 2022, não só aqui na sede da Seduc, como também nas diretorias regionais, alcançando todos os territórios. Infelizmente ainda estamos com um processo de adoecimento das pessoas nesse pós-pandemia; então é necessário que a gente cuide desse servidor, promovendo momentos como esse”, reforçou ele, informando que as datas comemorativas e de sensibilização serão trabalhadas.

Além de cuidados e prevenção, o dia também foi de celebrar a parceria com a Uninassau. Para a professora do curso de Enfermagem dessa instituição, Taciana Silveira. “É importante para o trabalhador ter essa atenção porque as doenças crônicas estão cada vez mais recorrentes na atualidade, e também para os alunos da graduação que aprendem na prática e podem ter a oportunidade de conhecer outro ambiente, além do universitário. E essa é uma parceria muito importante para a  gente”, disse.

O servidor Manoel Messias Silva Júnior aprovou a iniciativa. “Gostei bastante. É uma forma de prevenir doenças como diabetes e pressão alta. É sempre bom saber como estamos para podermos nos cuidar. Muitas vezes não temos essa atenção por conta da rotina, mas é importante tirar um tempo para cuidar da saúde”, destacou.

Dibem com Saúde

A proposta da Seduc é de que os servidores de todas as DREs sejam beneficiados com essas ações. De acordo com a chefe do Dibem, professora Virgínia Lúcia da Fonseca, o foco das atividades serão as campanhas que já são trabalhadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa será uma ação permanente e que vai englobar outras frentes de cuidados à saúde, como por exemplo o enfrentamento e prevenção à ansiedade. É importante reforçar que o objetivo do DRH é promover um trabalho descentralizado, fazendo com que essas ações cheguem a todos os territórios, beneficiando todos os servidores da rede estadual”.

Segundo a técnica do Bibem, professora e biomédica Gilmara Beatriz Andrade, dentro da proposta da Secretaria de Estado da Educação o objetivo também é acondicionar o histórico dos servidores “para novos eventos que vamos realizar, como forma de ter esse controle da saúde, acompanhar a evolução do servidor, os seus níveis, além de verificar o que precisa melhorar. Então nosso objetivo é promover o bem-estar e esses cuidados aos funcionários da educação e qualquer outro que deseja participar”, finalizou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Saúde do servidor: Seduc promove dia de prevenção de hipertensão e diabetes