Terça-Feira, 14 de Junho de 2022 às 15:15:00
São João da Gente Sergipana 2022 tem foco em ações educativas
A programação, realizada pelo Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, será marcada por homenagens, oficinas, receptivo especial no museu, além de experiência extramuros

A época do ano mais marcante para nordestinos e sergipanos já chegou. Período que aviva cores, sons, sabores e aromas. Mês que provoca encanto e desperta o orgulho de ser do nordeste. No Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, festejar o mês junino é uma tradição celebrada das mais variadas formas. Este ano, os significados e a memória darão o ritmo ao São João da Gente Sergipana, através de ações educativas. A partir do dia 18 de junho, homenagens, oficinas, receptivo especial para visitantes do museu e ação extramuros compõem a programação.

Nesse que é o primeiro festejo junino após o Forró se tornar patrimônio cultural imaterial do Brasil, declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reforçar a importância que essa época tem para o nordeste e para Sergipe é ainda mais especial. Viver essa cultura é dançar, cantar, saborear comidas típicas, mas é também reconhecer e valorizar as tradições, os personagens e lugares marcantes da história junina.

Neste sábado (18) o convite é para sair do museu e bater perna por Aracaju. Em parceria com o Expressão Sergipana e sob a orientação do professor e historiador Osvaldo Neto e do guia de turismo Elias Ramos, memórias e lugares do São João de rua de Aracaju serão visitados através de um roteiro que inclui as marcantes e tradicionais festas de São João na capital. A atividade tem vagas limitadas e a inscrição é gratuita. Para participar é necessário se inscrever na plataforma de agendamento de visitas ao museu, no site www.museudagentesergipana.com.br.

Para as damas e os cavalheiros, a programação oferece ainda oficinas de danças tradicionais dos festejos juninos, preparando todo mundo para o caminho da festa. No dia 21, às 15h, acontecerá a oficina de dança – Quadrilha Junina, com o professor André Camilo, e no dia seguinte, uma quarta-feira,, também às 15h, terá oficina de dança – Ritmo de Forró, com o professor Gladston Santos. A inscrição é gratuita e também pode ser feita na plataforma de agendamento, no site do museu.

A homenagem desse ano é dedicada a uma artista sergipana consagrada como uma das principais vozes do forró eletrônico: Paulinha Abelha. A cantora da banda Calcinha Preta, que levou o nome de Sergipe para todo o país, e uma das convidadas com participação brilhante no programa ‘São João da Gente Sergipana – Nós e Eles pra Sempre’ em 2021, Paulinha tem uma trajetória marcada por grande contribuição com o cenário do forró em Sergipe. E para eternizar seu legado, na quinta-feira (23), às 10h30, receberá uma justa homenagem do Museu da Gente Sergipana.

Forró no museu

A programação para os dias mais festivos deste mês, quando é celebrado o santo mais popular do nordeste, São João, vai proporcionar aos visitantes do museu uma recepção bem calaroza com muito forró. Com a sanfona, o triângulo e a zabumba em sintonia, nos dias 23, 24 e também 25, às 10h, trios pé de serra animarão a chegada dos primeiros visitantes.

Confira a programação:

23/06 - Trio Zumbido no Ouvido;
24/06 - Sertrio do Forró;
25/06 - Trio Jaçanã.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral. Mais informações nas redes sociais: @museudagentesergipana_oficial e @institutobanese.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

São João da Gente Sergipana 2022 tem foco em ações educativas