Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2021 às 16:45:00
Revisão final para o Enem será transmitida pela TV Estude em Casa e pelo YouTube
Diretamente do Centro de Convenções, os alunos que estiverem impossibilitados de irem presencialmente poderão acompanhar através da TV Estude em Casa, uma parceria com a TV Sergipe

Os alunos que não poderão comparecer presencialmente ao grande aulão de revisão para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Curso Pré-Universitário, terão a chance de acompanhar de casa. Isso porque o evento, que acontecerá nesta sexta-feira, 19, Centro de Convenções de Sergipe, também será transmitido ao vivo pela TV Estude Em Casa (canal 4.2) e pelo canal do YouTube Educação Sergipe.

De acordo com a coordenadora do Curso Pré-Universitário da Seduc, professora Gisele Pádua, a transmissão vai atingir a um grande público e vai beneficiar estudantes de todo o Estado. “Essa foi a forma que encontramos de garantir o acesso de todos os alunos que vão fazer o Enem e de retratar a nossa realidade, que é a do ensino híbrido”, disse.

O aulão no modo presencial terá o tema “Crie Oportunidades”, no Centro de Convenções de Sergipe, e contará com um público de 4.400 estudantes. A revisão acontecerá o dia inteiro, das 8h às 19h. Os estudantes terão lanche, almoço e transporte. Todos os alunos que participarão do aulão já foram previamente inscritos nas suas escolas e nos polos do Pré-Universitário, e têm sua identificação para entrar no evento. Ainda segundo Gisele Pádua, todos os alunos também já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Convid-19, o que era um pré-requisito para garantir a segurança de todos.  “Vamos manter os protocolos de biossegurança necessários. Todos os estudantes deverão usar máscaras, e no espaço do evento serão disponibilizados totens com álcool em gel. Haverá também a aferição de temperatura na entrada do Centro de Convenções”, explicou.

As aulas contemplarão todas as áreas do conhecimento. Pela manhã serão ministradas aulas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Pela tarde, após o almoço, será a vez de Redação, Linguagens, Matemática, finalizando novamente com Linguagens, com as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Paralelamente às aulas, haverá apresentações musicais, sorteio de brindes e muita interação com o público.

“Estamos muito ansiosos por esse momento em que teremos os estudantes novamente com a gente. Esse é um evento motivacional, no qual os alunos estarão mais concentrados e mais próximos dos professores a fim de se sentirem seguros para as provas. É uma turma muito delicada, pois esses estudantes passaram praticamente dois anos de pandemia em ensino remoto, e apenas um ano presencialmente na escola. Então o objetivo primordial da revisão final é mantê-los motivados para que não faltem às provas”, afirmou.

Para a realização dessa revisão final, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 55 mil. Além disso, conta com a parceria do Instituto Banese, que está investindo aproximadamente R$ 195 mil para custear a banda, almoço dos alunos, estrutura de palco, iluminação etc. e com a parceria da Faculdade Estácio, que custeará um total de 4.500 lanches.

Pós-revisão e acolhimento

Após a revisão final, na próxima semana, nos dias que antecedem a última fase do Enem, as revisões seguirão sendo realizadas nos polos do Preuni e nos colégios da rede estadual. Já nos dois dias de provas do Enem, 21 e 28 de novembro, a equipe do Preuni fará o acolhimento aos alunos em dois pontos da capital: Centro de Excelência Atheneu Sergipense e Universidade Tiradentes. Já nos municípios do interior, as diretorias regionais de educação estão organizando os acolhimentos aos seus estudantes.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2021 às 16:45:00