Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2021 às 11:00:00
Retrospectiva 2021: Juventude Estadual capacita jovens e avança na Casa de Juventude em parceria com os municípios
Uma das ações iniciais foi a atualização do cadastro de gestores da juventude, por meio da realização de dois encontros estaduais de gestores de juventude. Parcerias com instituições de ensino e Organizações Não Governamentais também foram firmadas.

Em 2021, a Coordenadoria Especial de Juventude (Cejuv), vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realizou um planejamento estratégico visando colocar em prática ações para capacitar a juventude sergipana, mesmo durante o cenário pandêmico. Uma das ações iniciais foi a atualização do cadastro de gestores da juventude, por meio da realização de dois encontros estaduais de gestores de juventude. Foram também firmadas parcerias com instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Tiradentes, Uninassau, e Organizações Não Governamentais, como Aiesec e Instituto Canto Vivo.

Por meio dessas ações, foram mobilizados 24 municípios, que enviaram formalmente a solicitação de cursos e oficinas disponibilizadas pela Cejuv. A meta é capacitar e mobilizar 50 mil jovens até 2022, visando ao desenvolvimento da autonomia e empoderamento juvenil. A Cejuv promoveu neste ano de 2021, por meio do Capacita Jovem, cursos profissionalizantes, palestras, cursos livres e oficinas práticas, possibilitando o acesso de conhecimentos técnicos, o aperfeiçoamento do currículo e a preparação para o mercado de trabalho. Foram contemplados com as capacitações, neste ano, 2.366 jovens em todo o estado. Com o retorno das aulas presenciais, a Cejuv desenvolveu a ação Jovens Sustentáveis, que teve por objetivo a conscientização e educação ambiental e sustentável por meio de palestras e plantio de mudas nas escolas da rede.

Uma das metas da Cejuv é criar e implementar o Plano Integrado de Políticas Públicas para a Juventude até 2022, o que neste ano foi parcialmente cumprido. A construção do plano demanda um grande envolvimento de vários setores governamentais e da sociedade civil. Por conta do período pandêmico, essas discussões e definições de metas ficaram prejudicadas, principalmente pela impossibilidade de realização das conferências de juventude municipais e estadual. Para consecução da meta, a Cejuv estabeleceu uma parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) visando coletar informações para a construção do documento orientador de políticas públicas. Foi disponibilizada a pesquisa “Juventudes e a pandemia do coronavírus”.

Ainda dentro das ações de construção do Plano, foram realizados dois encontros de gestores. O primeiro ocorreu em maio, de maneira virtual, com a participação de mais de 50 municípios. De acordo com o coordenador da Cejuv, Eduardo Oliveira, “esse evento serviu como orientação para os novos gestores, visto que muitos deles não tinham tanto conhecimento acerca das políticas voltadas para a juventude. Além disso, também serviu para atualização dos seus respectivos registros”.

Já em outubro, ocorreu de forma presencial o 4° Encontro Estadual de Gestores, no qual foi distribuída a cartilha orientadora para os gestores presentes e também foram apresentados os serviços ofertados pela Cejuv. Fruto desta última ação, mais de 20 municípios solicitaram a implementação das ações disponibilizadas pela coordenadoria.

Casa de Juventude

O Programa Casa de Juventude 4.0 tem por objetivo promover o desenvolvimento integral dos jovens, fortalecendo processo de aprendizagem e autonomia por meio de novas tecnologias que são essenciais para a entrada e evolução no mercado de trabalho, gerando oportunidades e melhorias de vida para jovens entre 15 e 29 anos de idade, preferencialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, a Cejuv obteve a renovação dos termos de duas casas de juventude no estado de Sergipe, as quais estão implantadas nos municípios de Cumbe e Telha e encontram-se em processo de reativação. Além disso, alguns municípios já solicitaram, por meio de ofício, o desejo de implementação desse programa.

Em dezembro, por meio de decreto do governador do estado, o Projeto “Casa da Juventude” passa a se chamar Programa “Casa de Juventude 4.0”. A mudança tem como objetivo fortalecer a política pública já existente. A meta é criar 12 casas da juventude, em parceria com os municípios, até 2022. Já estão com Termos de Adesão em vigência Cumbe e Telha; e em fase de solicitação de implementação em tramitação: Santa Luzia do Itanhi, Indiaroba, Muribeca e Aquidabã.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2021 às 11:00:00